TCE Ceará aprova Política de Comunicação institucional

politica_comunicacao-portalFoi instituída a Política de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O texto da Resolução Administrativa nº 09/2016, aprovado durante expediente da sessão plenária desta terça-feira (28/6), foi apresentado pelo presidente Edilberto Pontes, e servirá como instrumento orientador e normatizador para aprimorar processos de comunicação e divulgação das ações do Tribunal, o relacionamento com a imprensa e com a sociedade.

De acordo com a Resolução, todas as ações de comunicação devem priorizar a boa imagem institucional, objetivando o fortalecimento da identidade visual do Tribunal perante a opinião pública. A divulgação das ações deve primar pela boa qualidade e buscar contribuir para a melhoria da gestão pública.

As áreas estratégicas deverão apoiar a Assessoria de Comunicação no repasse de informações que induzam o controle social e a transparência. As demandas deverão ser atendidas de forma ágil, competente e ética, sem privilégios de qualquer natureza. Internamente, deve ser difundida a cultura organizacional entre os servidores, a fim de que apoiem o cumprimento da missão institucional.

A Política de Comunicação do TCE Ceará visa a adoção de critérios e práticas eficientes, que possibilitem uma maior qualidade, agilidade e transparência na divulgação das ações da Corte de Contas, considerando que a comunicação é ferramenta estratégica de gestão.

A iniciativa também atende à Sistemática de Qualidade e Agilidade do Controle Externo proposta pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para uma comunicação institucional eficiente das Cortes de Contas.