TCE Ceará participa da 1ª Reunião do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas

A 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), em 2022, foi realizada na manhã desta segunda-feira (7/2), e contou com a presença do presidente da Corte, conselheiro Valdomiro Távora, e do vice-presidente, conselheiro Edilberto Pontes (presidente eleito do Instituto Rui Barbosa – IRB).

Neste primeiro encontro do ano, os presidentes dos TCs e os representantes das entidades do Sistema de Controle Externo trataram de assuntos relacionados ao fortalecimento dos Tribunais de Contas do Brasil. O encontro, que ocorreu por videoconferência, via Zoom, foi aberto pelo presidente do CNPTC, conselheiro Joaquim de Castro (TCM-GO), junto ao vice-presidente da entidade, Adircélio de Moraes (TCE-SC), e do secretário-executivo, João Antônio (TCM-SP). Na ocasião, o Conselheiro Adircélio compartilhou experiência no modelo de seletividade de objetos e auditoria.

Durante o encontro virtual, a promotora de Justiça, Fabiana Zamalloa (MP-GO), falou sobre a preservação da autonomia do Ministério Público e dos Tribunais de Contas. O conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), presidente eleito da Associação dos Membros das Cortes (Atricon), falou sobre o Marco de Medição de Desempenho (MMD) da entidade. Érico Desterro (TCE-AM), falou sobre a implantação de sistemas de integridade no âmbito dos TCs. A reunião contou ainda com a participação do Ministro do TCU, Antônio Anastasia.

* Com informações e fotos do CNPTC e IRB.Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4821-tce-ceara-participa-da-1-reuniao-do-conselho-nacional-de-presidentes-dos-tribunais-de-contas