TCE Ceará realiza oficina de Planejamento Estratégico 2016/2020

TCECEARÁO Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai realizar seu Planejamento Estratégico 2016/2020. O workshop acontecerá nos dias 24 e 30 de junho e no dia 1º de julho, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, na sede do Edifício 5 de Outubro. A coordenação dos trabalhos está sendo feita pela Assessoria de Planejamento e Gestão

O encontro será aberto pelo presidente Edilberto Pontes, no plenário do Edifício 5 de Outubro. Os participantes assistirão a um vídeo sobre a evolução do planejamento estratégico do TCE Ceará, que entrará em seu terceiro ciclo. Após a apresentação do assessor de Planejamento e Gestão, Glinton José Bezerra de Carvalho Ferreira, caberá ao facilitador do workshop, Fábio Araújo Pinheiro, da Parceria Consultores Associados, explicar a metodologia de trabalho.

Os participantes serão divididos em quatro grupos e as discussões acontecerão em salas dos 2º e 4º andares do Edifício 5 de Outubro. As consolidações acontecerão sempre em plenária, no Auditório.

De acordo com o assessor de Planejamento, servirão como subsídios para a oficina as prioridades da alta direção, as diretrizes do MMD-TC da Atricon, os projetos estratégicos do Plano Anual de Transição, os critérios do indicador de desempenho organizacional (Resolução Administrativa 09/2014), a pré-oficina com servidores do Tribunal, o PerfilGov 2014 – Levantamento sobre Governança, a Pesquisa Institucional com Jurisdicionados e Sociedade Civil, realizada em 2013, bem como critérios voltados à sustentabilidade.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é um processo utilizado para formulação de estratégia organizacional de longo prazo, no qual se busca o conhecimento do ambiente em que a organização está inserida. Confere maior racionalidade às ações da organização no alcance da sua visão de futuro e no cumprimento da sua missão institucional.

A ação tem como objetivo o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas que possibilitem avaliar as implicações futuras de decisões presentes, de modo a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório.

Algumas conquistas registradas em cada ciclo

1º Ciclo: 2004/2009

* obtenção e manutenção da certificação ISO 9001:2008;

* redesenho de fluxos de processo;

* realização de pesquisa institucional;

* realização de concurso público, com a posse de novos servidores, auditores e procuradores de contas:

* implantação do plano de cargos e carreira de Controle Externo do TCE Ceará;

* implantação da produtividade;

* ampliação do parque tecnológico;

* aprimoramento da estrutura organizacional;

* instituição da Escola de Contas;

* criação da Assessoria de Planejamento e Gestão;

* ampliação do espaço físico com a construção da sede do Instituto Plácido Castelo.

2º Ciclo: 2010/2015

* realização de concurso público;

* reformulação do plano de cargos e carreira de Controle Externo do TCE Ceará;

* construção do Edifício 5 de Outubro;

* implantação do Diário Oficial do TCE Ceará;

* implantação do Container Data Center;

* Projeto Controle Cidadão;

* Projeto TCE 80 anos

Saiba mais

Roteiro de elaboração do Planejamento Estratégico

Programação do Planejamento Estratégico