TCE de Rondônia inicia processo de autoavaliação voltada ao MMD-TC/Atricon

O encontro foi coordenado pelo conselheiro Edilson de Sousa Silva, presidente do TCE-RO e membro da comissão nacional do MMD-TC/Atricon, programa do qual o TCE rondoniense participa.

Estiveram presentes ainda na reunião do TCE-RO representantes dos setores responsáveis pela consolidação das informações que o Tribunal terá de, oportunamente, encaminhar à Atricon em face do MMD-TC, versão 2017.

Ainda durante a reunião, foi definido um cronograma de datas com vistas à coleta interna de informações e de evidências, dentro do processo de autoavaliação que o TCE-RO está realizando, sob a coordenação de uma comissão composta por servidores que participaram recentemente do treinamento feito pela Atricon no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o conselheiro presidente disse que as premissas, dimensões e indicadores que serão avaliados nessa versão do MMD-TC foram ampliados, deixando a pesquisa ainda mais criteriosa e em sintonia com as melhores práticas nacionais e internacionais relativas às entidades fiscalizadoras.

Ele ressaltou também o fato de o TCE de Rondônia ter assimilado o espírito do programa de aprimoramento executado pela Atricon, cujo objetivo é identificar áreas e atividades que devem ser otimizadas para reforçar as capacidades dos TCs e contribuir para a padronização das suas atuações, atendendo dessa forma os anseios da sociedade.

Citou ainda a importância do envolvimento e da participação dos gestores com suas equipes visando à consolidação das informações necessárias que subsidiarão as equipes de avaliação da Atricon em relação à aplicação do MMD-TC/2017, cujas visitas técnicas aos Tribunais de Contas vão se iniciar a partir do mês de agosto.

VÍDEO

Como forma de subsidiar o trabalho das equipes do Tribunal de Contas, foi disponibilizado um vídeo produzido pelo próprio TCE-RO, no qual se consolidam informações a respeito da nova versão do MMD-TC. A peça audiovisual também foi encaminhada à Atricon, a fim de auxiliar os Tribunais de Contas coirmãos nessa ação de aprimoramento e melhoria.