TCE de Tocantins apresenta relatório de autoavaliação do GesPública

A Comissão do GesPública no TCE/TO apresentou o relatório de avaliação nesta segunda-feira, 24. O Tribunal alcançou a média de 656 pontos, quando a nota máxima é de mil pontos.
A Banca de Validação Externa foi composta pelos consultores: João Ricardo de Araújo Silva, chefe de departamento de planejamento do Ministério Público do Estado; João Lira Braga Junior, consultor do SEBRAE; e o Tenente Coronel Wesley Borges Costa, assessor militar da Assembleia Legislativa. O relatório foi apresentado pelas servidoras Fernanda Almeida Correa e Osmarina Rodrigues Andrade.
Resultados
No resultado foram identificadas práticas gerenciais adequadas para os requisitos de todos os itens analisados, sendo a maioria refinada a partir de aprendizado e inovação para muitos itens. De acordo com o resultado, quase todos os requisitos são atendidos de forma proativa. Uso continuado em quase todas as práticas, disseminadas pelas principais áreas, pelos processos, pelos produtos e/ou partes interessadas.
Foram analisados os critérios: Governança; Estratégia e Planos; Público-alvo; Interesse público e cidadania; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos. Nestes, foram analisados os sub-critérios, que foram avalaidos e identificados projetos do Tribunal que difundem boas práticas de gestão pública.
No resultado, também foram identificadas oportunidades de melhorias, que poderão ser atendidas no decorrer do próximo ciclo.
O vice-presidente do TCE/TO, e também coordenador do GesPública no Tribunal, conselheiro Manoel Pires, destacou a importância da busca pela excelência em gestão: “Foi um trabalho árduo, mas gratificante. Chegamos ao ápice do processo e quero deixar os agradecimentos a toda à equipe de coordenação. O GesPública representa uma grande oportunidade de crescimento ao TCE/TO”, disse ele.
“O TCE tem todas as boas ferramentas que compõem a excelência da Gestão. Parabéns pelo Planejamento Estratégico e pelos projetos que o Tribunal põe em prática”, disse o consultor representante do MPE, João Ricardo de Araújo Silva.
O secretário Executivo do GesPública, Pedro Hamilton, também esteve no evento. “Conhecemos o desejo pela excelência dos serviços públicos que o TCE tem. É uma alegria ver este trabalho realizado, e a validação deste relatório sendo feita com louvor”, disse ele.
“Em boa parte dos critérios, a pró-atividade do TCE/TO ajudou muito na nota. Para o primeiro ciclo, esta é uma avaliação muito boa. Quero parabenizar pelo trabalho que foi feito, e pelo Planejamento Estratégico”, destacou o consultor, Tenente Coronel Wesley Borges Costa.
O consultor João Ricardo de Araújo Silva fez a avaliação final. “O TCE/TO já é referência como Instituição, não só para o Tocantins, mas para o Brasil. Já temos várias práticas que são modernas, e agora, é buscar mais melhorias ainda”, pontuou.
Gespública
O GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
O TCE/TO aderiu ao programa em 2012 e teve como meta do planejamento estratégico, atingir no mínimo 600 pontos na avaliação final. O Comitê do GesPública teve a participação de 37 pessoas, dentre membros e servidores do TCE/TO.