TCE-ES participa de nova reunião do Conselho Estadual de Controle Interno

Em continuidade às ações do Conselho Estadual de Controle Interno (CECI), grupo recentemente criado com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), foi agendada para o próximo dia 14 de agosto uma reunião ordinária para apresentação da Corte aos demais participantes do Plano de Ação da área de Controle Interno do TCE-ES. Também será realizada uma apresentação da estrutura organizacional do Controle Interno implantada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES) e da estrutura da Secretaria Estadual de Controle e Transparência (Secont). Está prevista ainda a elaboração do plano de trabalho das atividades do CECI.

O CECI foi criado através da Lei Estadual nº 9.938 de 23 de novembro de 2012, com o objetivo de promover a integração do sistema de controle interno dos Poderes do Estado do Espírito Santo e demais órgãos participantes.

Segundo o coordenador do Núcleo de Controle Interno do TCE-ES, Luis Filipe Vellozo de Sá, é fundamental a ação integrada dos órgãos que formam o Conselho. “O CECI busca um trabalho de integração nos órgãos de controle interno dos poderes, visando a construção e fortalecimento de um sistema integrado como manda a Constituição Federal e Estadual”, afirmou.

O Espírito Santo está sendo pioneiro na consolidação do CECI, visto que se trata do primeiro Conselho implantado e em pleno funcionamento no país, formado pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública.

Leave a Reply