TCE-GO aponta: professores e alunos têm pouca conectividade em Goiás

Estudo do Gaepe-GO revela dificuldade de acesso à internet nas redes estadual e municipais de ensino

Professores e alunos das redes estadual e municipais de ensino no Estado de Goiás têm baixa ou nenhuma conectividade para as atividades escolares remotas impostas pela pandemia. Essa foi a conclusão a que chegou o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO), em levantamento realizado entre maio e outubro de 2020. Leia aqui  o diagnóstico.

Denominado Diagnóstico de Conectividade, o estudo se deparou com um quadro alarmante, demonstrando insuficiência de equipamentos para alunos e professores e dificuldade ou ausência total de acesso à internet. Os resultados apresentados poderão ser utilizados para subsidiar futuras ações do Gaepe-GO, no sentido de contribuir para a busca da qualidade da educação pública.

A pesquisa teve início para avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelo setor educacional nesse período em que as escolas permanecem fechadas. Foram verificadas as estratégias mais utilizadas para oferecer atividades pedagógicas não presenciais, percebendo-se que o uso de materiais impressos, videoaulas, redes sociais e as plataformas online que são amplamente utilizadas, mas que professores e alunos têm muita dificuldade de se conectar.

REDES MUNICIPAIS

Diante do quadro, o Gaepe realizou uma nova pesquisa, específica quanto ao acesso à internet. Foi possível constatar que, nas redes municipais, em relação aos professores, 60% dos municípios entrevistados apresentaram dificuldades de acesso às atividades remotas, e dentre os maiores entraves relacionados estão: velocidade da internet (90%), equipamentos/computadores (60%) e acesso à internet (35%).

Em relação à conectividade dos alunos, todos os municípios pesquisados responderam que identificaram dificuldades de acesso às atividades remotas, dentre elas velocidade da internet, falta de equipamentos e computadores e acesso à internet.

REDE ESTADUAL

Na rede estadual não é diferente, com um quantitativo elevado de alunos sem acessibilidade virtual, o que evidencia que não há equidade na disponibilização das atividades pedagógicas, nem a garantia do acesso à educação. A análise feita pelo Gaepe demonstra que a não participação dos alunos nas aulas remotas por falta de acessibilidade virtual pode provocar um aumento do abandono e da evasão escolar, especialmente dos alunos em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com informações e documentos encaminhados pela Secretaria Estadual de Educação, e considerando que a rede estadual conta hoje com um total de 510.000 mil alunos aproximadamente, foi possível evidenciar que cerca de 1,4% dos estudantes abandonaram os estudos no período de abril a agosto de 2020, significando que mais de 7 mil jovens e crianças desistiram da escola em um período de apenas cinco meses.

GAEPE

O Gabinete Articulado de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública de Goiás (GAEPE-GO) é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios de Goiás (TCM-GO), o Ministério Público Estadual e os ministérios públicos de Contas junto aos dois tribunais, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores e os conselhos de educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

Participaram da equipe que elaborou o Diagnóstico da Conectividade as servidoras Hélida de Fátima Gontijo e Marcela Mendonça Leão Jardim (TCE-GO) e Roberto de Carvalho Coutinho (TCM/GO).

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)