TCE-GO conclui que Programa Jovem Cidadão apresenta fragilidades

Programa Jovem Cidadão apresenta fragilidades

Em auditoria operacional, TCE-GO verifica falhas e determina plano de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social para corrigi-las

Processo: 201900047001148

Auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) no programa Jovem Cidadão, entre 2017 e 2019, apontou fragilidades que terão de ser corrigidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). Acórdão relatado pela conselheira Carla Santillo, aprovado em sessão plenária virtual encerrada nesta quinta-feira (23/jul), determina à secretária Lúcia Vânia Abrão que apresente, no prazo de 60 dias, um plano de ação para corrigir as falhas, contendo cronograma e identificação dos setores responsáveis.

Uma das principais inconsistências encontradas foi a ausência de mecanismos de controle que permitam identificar a comprovação de renda familiar de até dois salários mínimos para participar do programa.

Também foi identificada vulnerabilidade quanto à fiscalização do controle de frequência dos jovens aprendizes, que fica a cargo exclusivamente da entidade contratada, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).  O TCE-GO, quer que a Comissão de Avaliação da Seds emita relatórios trimestrais sobre os resultados alcançados e, elabore relatório conclusivo sobre a avaliação de desempenho da Renapsi ao final de cada exercício financeiro.

Outro achado constante no relatório da Gerência de Fiscalização do TCE-GO está relacionado ao não acompanhamento do jovem que sai do Jovem Cidadão e entra no mercado de trabalho. O Tribunal determinou que sejam avaliados os impactos na empregabilidade dos aprendizes que encerram sua preparação para o mercado de trabalho, aprimorando o programa.

O TCE-GO detectou, ainda, a necessidade de realização de pesquisa de satisfação junto aos jovens aprendizes, com contratos ativos e recém egressos, e junto aos órgãos públicos que se utilizam dessa mão-de-obra.

A auditoria operacional é o instrumento de fiscalização utilizado pelo TCE-GO, em cumprimento ao plano de fiscalização anual, para avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade dos atos praticados.

Fragilidades apontadas

Seleção de beneficiários em desacordo com os objetivos do programa
Fragilidades no monitoramento, avaliação e fiscalização exercida pela Seds acerca da execução do termo de colaboração
Não acompanhamento do jovem recém-egresso do programa no mercado de trabalho
Ausência de pesquisa de satisfação junto aos beneficiários do plano de trabalho do programa

Diretoria de Comunicação