TCE-GO estrutura visitas acadêmicas

Programa Diálogo Acadêmico vai receber mais de 400 estudantes universitários em 2019

Diálogo Acadêmico. Este é o nome escolhido para o projeto que vai possibilitar a visita técnica de mais de 400 estudantes universitários por ano ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), para conhecer o funcionamento, estrutura e competência do órgão de controle externo no âmbito estadual. Este ano já foram concluídas três etapas de visitação, contemplando alunos da Faculdade Sul-Americana (Fasam)Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Escola Superior Associada de Goiânia (Esup) e de Engenharia Civil do Instituto Federal de Goiás (IFG). O último encontro foi realizado na última quarta-feira (27/mar), novamente com alunos de Direito da Esup.

O projeto é uma parceria da Ouvidoria com o Instituto Leopoldo de Bulhões, a unidade responsável por ações educativas voltadas aos públicos interno e externo do TCE-GO. Segundo a ouvidora-geral, Nara Rodrigues, a proposta contribui para efetivar e firmar a interação entre o público acadêmico e o Tribunal, como forma de aprofundar o diálogo com a sociedade.

Estão previstas dez visitas durante o ano de 2019, entre os meses de fevereiro e setembro, com aproximadamente 40 vagas em cada uma. Os responsáveis pelas instituições ou cursos interessados em participar do programa devem procurar a Ouvidoria para agendar a visita, que deve ocorrer às quartas-feiras, dia de realização das sessões plenárias do TCE-GO, das 14 às 16 horas.

O primeiro contato deve ser feito por telefone (62-3228-2827) ou por e-mail (ouvidoria@tce.go.go.br), ou pelo portal da Ouvidoria informando o nome da instituição, curso e período dos alunos, quantidade de visitantes e nome do professor responsável que os acompanharão, com número da identidade, CPF, e-mail e telefone. Os alunos participantes devem se cadastrar no sistema de gerenciamento de capacitação do ILB (Sophos) e assinar lista de frequência para que posteriormente possam emitir eletronicamente o certificado de participação.

VISITA

A visita técnica é dividida em duas partes. Das 14h às 15h, no Miniauditório Selva Cavalcanti, os alunos assistem a palestras ministradas por membro ou servidor do Tribunal, sobre o TCE-GO, e por representantes do ILB, sobre o exercício do controle social por meio da capacitação da sociedade, e da Ouvidoria, sobre a importância da participação cidadã. Na segunda parte, das 15h às 16h, os estudantes são encaminhados ao Plenário, para acompanhar a sessão de julgamentos.

 

Fonte: TCE-GO