TCE-GO, TCM e CGE iniciam parceria na área de fiscalização

A região do bairro Buriti Sereno, no município de Aparecida de Goiânia, foi a primeira a ter sua pavimentação analisada pelo grupo de trabalho formado por integrantes dos tribunais de contas do Estado (TCE-GO), dos Municípios (TCM-GO) e da Controladoria Geral do Estado (CGE). A parceria entre os órgãos de controle, que teve início hoje (19/out), tem como objetivo avaliar a situação dos contratos e a pavimentação urbana, incluindo terraplenagem, pavimentação e meio fio.

As ações contam com o apoio do laboratório móvel do TCE-GO, que retirou amostras do revestimento asfáltico para avaliar os materiais usados na mistura. Segundo o técnico Daniel Brandão, o apoio às auditorias de infraestrutura é prioridade da atual administração do TCE-GO e o equipamento propicia analisar tanto a qualidade e quanto o quantitativo de materiais usados na construção de obras públicas.

A auditora de Controle Externo do TCM-GO Helen Regina de Oliveira Ribeiro Capucho explicou que a parceria formalizada recentemente já começa a mostrar seus resultados ao propiciar o uso do laboratório móvel do TCE-GO na inspeção do Buriti Sereno.

O equipamento do Tribunal de Contas do Estado conta com o que há de melhor em tecnologia no mercado de equipamentos de topografia. A corte adquiriu um escâner a laser 3D robotizado e um par de GPS/GNSS RTK. O escâner possui capacidade de coletar milhões de pontos por segundo, garantindo maior produtividade em campo.

O GPS é um receptor que provê o posicionamento relativo cinemático em tempo real, chamado de “real time kinematic”, uma técnica que vem evoluindo rapidamente e que permite ao operador obter informações diretamente no campo, sem a necessidade de pós-processamento.