O Tribunal de Contas de Mato Grosso está treinando os 20 municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE). Participaram da capacitação desta quinta-feira (1º de agosto), os municípios de Nortelândia, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Poconé. O curso é ministrado pelas Assessorias de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional e de Apoio aos Fiscalizados.
O GPE é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. A adoção da cultura de planejamento tornou a organização reconhecida como modelo e referência nacional em controle externo. A experiência deu respaldo para o TCE-MT na elaboração de ações voltadas à disseminação da cultura do planejamento aos seus fiscalizados, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).
O assessor de Planejamento de Primavera do Leste, João Batista Dias Corrêa ressaltou a importância do treinamento, para ele “a transferência de tecnologia do Tribunal para nós da gestão pública tem sido fundamental, sentimos o impacto direto na melhoria de qualidade dos serviços”. Nesse sentido, o secretário de Planejamento Administração e Finanças de Poconé, Edemilson Lúcio de Pinho contou que “a ferramente é é de grande importância para o desenvolvimento do município, pois com ele é possível gerenciar o cumprimento de metas do planejamento estratégico”.
O PDI foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir com a gestão pública, melhorando a prestação de serviços, com um um modelo de administração orientada para os resultados à sociedade. O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.
Segundo o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli “somados os orçamentos dos 20 municípios que aderiram ao PDI, das Secretarias de Estado e da Defensoria contabilizamos um montante aproximado de R$ 10 bilhões, o que significa que o Tribunal de Contas está auxiliando a desenvolver boas práticas de gestão para recursos volumosos”.
Os 8 primeiros municípios que iniciaram a elaboração do Planejamento Estratégico e receberam oficinas voltadas aos representantes dos conselhos municipais de políticas públicas, servidores públicos, gestores, ouvidores e controladores internos, além de técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.
Devido ao período eleitoral no final de 2012, tais municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito.
Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.
Já entregaram o Planejamento Estratégico elaborado com o apoio do Tribunal de Contas por meio do PDI os municípios de Sorriso, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra, sendo Sinop o primeiro a entregar o PE no mês de maio.