TCE-MT: Controle disciplinar é caminho para qualidade no serviço público

O padrão de qualidade exigido pela sociedade é o resultado esperado pelo programa de controle disciplinar “Você Faz a Diferença”, realizado pelo governo do estado por meio da Auditoria Geral do Estado (AGE). Esse foi o tema da 33ª aula do Projeto de Ensino a Distância do Tribunal de Contas de Mato Grosso realizada na tarde de quarta-feira, dia 17 de julho.

ASSISTA A AULA AQUI!

A secretária-adjunta da Corregedoria Geral da Auditoria Geral do Estado, Cristiane Laura de Souza é a coordenadora do programa, que deve atingir todo o setor público estadual. Ela explica que a primeira ação é a prevenção por meio da informação. “A gente entende que o servidor informado deixa de praticar muitas infrações. Mas, o programa vai além: é um convite à mudança de cultura, a entender que cada um pode fazer a diferença no sentido de promover a qualidade no serviço público.”

Durante a palestra, a secretária-adjunta ressaltou que as informações podem ser aplicadas em todo o estado. “O programa tem como frente, pequenas infrações, deveres e proibições dos servidores como assiduidade, pontualidade, zelo com o patrimônio público, presteza, comportamento social, cortesia e a questão do assédio moral. Essas são infrações previstas praticamente nas legislações que regem os servidores públicos do Brasil inteiro. Nossa intenção não é penalizar, é informar para evitar que a infração aconteça.”

Para a Cristiane o servidor do futuro é resultado da mudança de mentalidade da sociedade. “Cada um de nós, como cidadãos, mudamos a nossa percepção ética, que é o caráter, ao longo dos anos. A percepção moral também foi mudando, que é o costume social. O servidor público do futuro é aquele que consegue entender qual é a moral, o que a sociedade deseja, qual é a qualidade do serviço que a população quer”, disse.

A 33ª aula do Ensino a Distância teve a presença de 210 pessoas na Escola Superior de Contas e foi transmitida ao vivo pelo Portal do Tribunal de Contas na Internet.

Leave a Reply