Com a presença do Presidente Conselheiro José Carlos Novelli, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) realizou hoje (10.04) a Aula Magna do Projeto “FGV Para Todos”. O coordenador adjunto dos cursos de pós graduação da Fundação Getúlio Vargas, Paulo César Melo da Cunha, proferiu palestra sobre segurança jurídica e as relações do Estado com o particular. A aula foi ministrada no auditório da Escola Superior de Contas para os servidores da instituição matriculados no curso de pós-graduação em Direito e Controle Externo na Administração Pública.
Desde 2006 o Tribunal de Contas de Mato Grosso capacita os servidores em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Ao dar as boas vindas aos novos alunos, o Presidente Conselheiro José Carlos Novelli relembrou do começo dessa parceria. “No dia 02 de fevereiro de 2006 teve início o primeiro curso de especialização da FGV e nesse mesmo ano foi inaugurada a Escola Superior de Contas. A partir daí foi implantada a cultura interna do planejamento, da inovação e da valorização do conhecimento”, disse.
Ainda em sua fala o presidente do TCE-MT disse que estão sendo investidos R$ 4 milhões em capacitação profissional. “Em dois anos serão
capacitados com cursos de especialização 270 servidores e até 2015 a qualificação atingirá 100% dos técnicos e auditores públicos externos” Somente em 2013, foram abertas seis novas turmas, com 45 alunos cada, e duração de 19 meses. Duas turmas começam neste mês, as demais em julho e em outubro.
O objetivo da aula magna foi oferecer uma perspectiva dos principais temas que serão tratados ao longo do curso, bem como os princípios que devem nortear a atuação da Administração Pública e suas implicações jurídicas, políticas e econômicas. O coordenador do curso, Paulo César Melo da Cunha também destacou a parceria entre o TCE-MT e a Fundação Getúlio Vargas. “O Estado hoje é gerido pelo modelo regulador e não se pode falar em ausência de controle. Por isso, esta especialização é de grande importância para o aprimoramento dos servidores técnicos, que devem estar sempre se atualizando”.
Um exemplo disso é o auditor público, recém-nomeado, José Marcelo de Almeida Perez, que está matriculado no curso. “Este curso é voltado para a prática. Como a auditoria envolve trabalho externo, esta especialização proporcionará uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade”.
O “FGV para Todos” é um dos subprojetos do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e atende o Objetivo Estratégico 11 (Aprimorar o desempenho profissional e gerencial) do Planejamento Estratégico da Gestão 2012-2013.