TCE-MT realiza 21 edições do EAD voltadas à melhoria da gestão pública em todo o Estado

Conselheiro Substituto Luiz Henrique Lima foi um dos convidados a ministrar aulas-palestras no TCE-MT

O projeto de Ensino a Distância (EAD) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou 21 aulas-palestras ao longo de 2012. O evento geralmente ocorre no auditório da Escola Superior de Contas e é transmitido aos 141 municípios de Mato Grosso através dos pontos de recepção do MT Preparatório e pelo Portal do TCE-MT, onde os vídeos permanecem para consultas. Para 2013 estão previstos cursos de longa duração voltados a todos os envolvidos na gestão pública.

Os cursos são voltados para temas que envolvem irregularidades mais comuns cometidas pelos gestores e detectadas nas auditorias realizadas pelo TCE-MT. Foi elaborada um pesquisa em conjunto com as unidades do controle externo e conselheiros com a finalidade de elencar as maiores dificuldades de gestão. Além disso, temas voltados a demandas sociais foram tratados, como o caso da palestra “Violência de Gênero e a Lei Maria da Penha”, ministrada por Ana Emília Iponema Brasil Sotero. “Esse é um assunto de extrema relevância, uma vez que o controle externo deste órgão está atento não só aos percentuais de recursos públicos investidos pelos gestores, como também pelas políticas públicas como os indicadores de violência”, explicou o conselheiro substituto Luis Carlos Pereira.

O EAD supre uma necessidade de capacitação da gestão pública, considerando que Mato Grosso é o terceiro maior Estado da Federação, onde alguns municípios estão há mais mil quilômetros da capital. A tecnologia usa imagens conduzidas via satélite com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo. A estrutura foi montada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) para o programa MT Preparatório. “Foi a partir de uma parceria com a Secitec que tornou possível iniciar as aulas este ano de 2012, uma vez que a previsão era para 2013”, explicou o conselheiro.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso e o Governo do Estado, por meio da Secitec assinaram um Termo de Cooperação Técnica para cessão da estrutura do Programa MT Preparatório visando a realização do projeto de Ensino à Distância do TCE-MT. A parceria institucional proporcionou o uso da tecnologia já utilizada desde 2011 pela Secitec, constituída por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo.

O EAD começou no dia 12 de março, com a aula inaugural ministrada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler. O projeto criado pela atual gestão tem o objetivo de reforçar a função orientadora do Tribunal e aperfeiçoar a gestão pública estadual e municipal. Buscando aproximar a instituição do público fiscalizado, com foco na implantação do modelo de administração gerencial nas Prefeituras, o EAD compõe o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), meta do Planejamento Estratégico 2012-2013.

Acompanhe o EAD pelo link: http://ead.tce.mt.gov.br

Leave a Reply