TCE-MT realiza reunião de preparação para visita técnica de Comitê da Atricon

Servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso participaram de reunião de preparação para a Visita Técnica da comissão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que acontecerá nos dia 2 e 3 de setembro. Durante a reunião foram definidas a organização e a programação da visita técnica, que contará com a presença do Conselheiro Substituto do Piauí, Joílson Campelo.

O TCE-MT e outros 25 Tribunais de Contas do Brasil serão avaliados de acordo com os parâmetros de qualidade e agilidade dos Tribunais, com o objetivo de garantir o cumprimento de 100% dos requisitos de qualidade do Controle Externo.

Conforme a Secretária Geral do Controle Externo, Risodalva Beata de Castro, serão avaliados 20 itens, de acordo com os parâmetros definidos pela Atricon. “Os setores serão avaliados de acordo com a Constituição Federal, a participação dos conselheiros e dos procuradores de contas, a agilidade do Controle Externo, se as denúncias, as consultas, os processos de contas são apreciados dentro do prazo adequado. Também será avaliado se os Tribunais atendem ao Planejamento Estratégico, o pleno funcionamento das ouvidorias, o cumprimento dos prazos de julgamento dos Tribunais, a estrutura adequada para a Escola de Contas, o Controle Interno, a unidade de Tecnologia da Informação, se a transparência e a Comunicação estão funcionando de acordo com o que estabelece a Legislação, etc”, destacou.

Ainda de acordo com a Secretária de Controle Externo, o objetivo principal da visita técnica é avaliar se o compromisso dos Tribunais de Contas com a sociedade são atendidos. “Os Tribunais de Contas tem um compromisso com a sociedade, então os critérios foram estabelecidos sob esse enfoque, de que forma que o Tribunal de Contas pode ser efetivo perante a sociedade”, ressaltou Castro.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Geral do Tribunal Pleno, Corregedoria Geral, Coordenadoria Geral do Sistema de Controle Interno, da Coordenadoria de Cerimonial, Ouvidoria Geral, da Secretaria de Articulação Institucional, da Assessoria de Apoio às Unidades Gestoras, do Gabinete da Presidência, da Secretaria Geral do Controle Externo, da Assessoria Especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, da Secretaria de Comuinicação, da Secretaria de Desenvolvimento de Controle Externo, da Consultoria Técnica, da Secretaria de Tecnologia de Informação, da Escola de Contas e da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas.

Leave a Reply