TCE-MT: Sistema Control-P garante maior agilidade e segurança ao controle externo

O Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), lançou três novas funcionalidades ao Sistema Control-P – Sistema de Controle de Prazos – que vão contribuir na agilidade da execução processual. As ferramentas compõem o Projeto Autos Digitais e possibilitam à área técnica visualizar vários processos simultaneamente, gerar link para download de documentos pesados e gerar arquivo em PDF com todo o conteúdo do processo, na sequência dos documentos que iria para o processo físico. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Odilley de Medeiros, “a iniciativa da STI atende a uma demanda da área técnica e dá cumprimento ao objetivo estratégico 9.1.4 que é de Fortalecer a Gestão da Tecnologia da Informação no âmbito do TCE-MT”.
O sistema Control-P agora permite gerar um link para download de documentos que pode ser feito no prazo de sete dias. Este link pode ser enviado por um auditor, por exemplo, a outro para que ele baixe o arquivo sem que seja preciso anexá-lo pelo Malote Digital. Além de facilitar o envio de documentos, outra vantagem para a instituição é a economia de espaço de armazenagem, pois o link só fica disponível durante sete dias.Outra nova funcionalidade do Control-P é a possibilidade de visualizar vários processos simultaneamente. Quando uma equipe vai elaborar relatório sobre uma conta, é possível abrir os processos dos anos anteriores e estabelecer um comparativo histórico. Outra facilidade é que o Control-P agora permite gerar um arquivo único em PDF com todos os documentos do processo, na ordem de tramitação, conforme seriam inseridos no processo físico.
A fim de evitar possíveis falhas ao notificar gestores, o TCE-MT dispõe do Cadastro Único, que agora é um módulo integrante do Control-P. O cadastro tem atualização permanente dos dados de administradores e demais pessoas vinculadas aos órgãos e entidades fiscalizadas. O módulo do Control-P evita, no caso de pessoas com o mesmo nome, que seja notificada a pessoa errada, uma vez que a tecnologia identifica por dados como CPF, RG e filiação. Terão acesso a esta ferramenta, apenas algumas unidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso, sendo elas: Gabinetes de conselheiros, conselheiros substitutos, do procurador-geral de Contas, secretarias de Controle Externo, Consultoria Técnica, Assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Coordenadoria de Expediente, Núcleo de Certificação de Sanções e Assessoria de Desenvolvimento de Controle Externo.
O Control-P é um sistema que propicia o registro de toda informação que chega ao Tribunal de Contas de Mato Grosso, sua tramitação em cada unidade, o julgamento, a publicação das decisões plenárias até o tempo em que a legislação determina que o processo fique arquivado junto ao TCE-MT.
Para facilitar o manuseio das novas funcionalidades do Control-P, os servidores do TCE-MT terão acesso a uma vídeo aula, disponibilizada na intranet.

Leave a Reply