Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PB firma parceria com prefeitura para intervenções urbanas na Capital

Nesta terça-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) recebeu a visita do Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e auxiliares, para assinatura de Protocolo de Intenções que firma parceria entre as duas instituições para execução de ações específicas que visam o alcance de metas definidas no “Plano de Ação João Pessoa Sustentável”.

Este Plano consiste em definição de caminhos e estratégias para áreas prioritárias, baseados em estudos prévios, no sentido de garantir o desenvolvimento sustentável de João Pessoa no curto, médio e longo prazos, com uma projeção dos custos e metas a serem cumpridas. “Estamos preparando João Pessoa para os próximos 30 anos. Buscando uma cidade mais limpa, mais ágil e onde a população tenha todos os serviços em suas mãos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da própria Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Parceria – O Protocolo de Intenções firmado entre o TCE-PB e a PMJP tem dois objetivos principais: capacitação de servidores municipais e o aprimoramento tecnológico da administração da capital e dos sistemas de controle externo, interno e social. A expertise do TCE-PB na realização de cursos de qualificação de servidores públicos, por meio da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (ECOSIL), e o know-how na gestão de DATACENTER e no desenvolvimento de softwares para uso pela Administração Pública – ambos reconhecidos nacionalmente – foram cruciais para o desenvolvimento deste acordo. “Esta parceria reforça o papel do Tribunal de Contas como partícipe e colaborador de uma boa gestão, e não só como fiscal”, reforçou o presidente do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Os termos do acordo incluem o desenvolvimento de Programa de Capacitação dos servidores do município por meio da ECOSIL, que também prestará assessoria para que a administração municipal crie sua própria Escola de Governo. Além disso a prefeitura de João Pessoa cederá equipamentos de Tecnologia da Informação para reforço do parque tecnológico do Tribunal, que passará a abrigar e assegurar o funcionamento do DATACENTER do município.

Ainda no âmbito da tecnologia, o termo prevê cooperação técnica entre as equipes de Tecnologia da Informação das entidades cooperadas e implementação de Centros de Cidadania Digital, que contarão com tecnologia do TCE-PB e equipamentos e pessoal por conta da Administração Municipal.

A solenidade foi realizada no Espaço Cidadania Digital, localizado no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, ambiente idealizado para o desenvolvimento de idéias e experimentos em favor do controle social dos atos e gastos públicos. Estiveram presentes, além do conselheiro André Carlo e do prefeito Luciano Cartaxo, o coordenador do Plano de Ação João Pessoa Sustentável, José Rivaldo Lopes, o Procurador Geral do Município, Adelmar Azevedo Régis, os conselheiro Arthur Cunha Lima, e Fernando Catão, relator das contas da PMJP para os próximos dois anos.

O prefeito e seus auxiliares tiveram contato com as diversas ferramentas digitais que o Tribunal disponibiliza e foram apresentados ao “Kit Transparência”. Este projeto pioneiro possibilita a os gestores públicos da Paraíba disponibilizar aos servidores e à população em geral acesso rápido e fácil a informações imprescindíveis para o controle externo, interno e social. O custo aproximado da estrutura física do Kit é de R$ 5.000,00 (pedestal móvel, monitor led, CPU e controle sem fio), e o diferencial é a tecnologia embarcada, exclusiva do Tribunal de Contas paraibano.

Ascom/TCE-PB

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.