TCE-PB realiza sessão solene pelo centenário de João Agripino Filho

O Tribunal de Contas da Paraíba integrou-se às comemorações alusivas ao centenário de nascimento de João Agripino Filho, responsável pela criação do TCE-PB. Uma sessão solene será realizada no auditório do Hotel Tambaú, também construído na gestão do ex-governador paraibano, na próxima quinta-feira, dia 13, às 17h00. As celebrações comemorativas terão inicio às 10h30, com uma missa, que será celebrada pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto na Igreja de São Francisco.
A sessão solene do TCE está prevista para acontecer às 17h00, com a participação das demais instituições integrantes da comissão responsável pela celebração do centenário de João Agripino Filho: Governo do Estado, Assembleia Legislativa, UFPB, Instituto Histórico e Geográfico e Arquidiocese da Paraíba.
O conselheiro Fábio Nogueira, presidente do TCE-PB disse que a sessão solene em homenagem a João Agripino é uma manifestação de gratidão da Corte de Contas àquele que, há 43 anos, reconhecia a importância do controle externo, criando o Tribunal de Contas da Paraíba.
Na opinião do conselheiro, o gesto de João Agripino, não apenas demonstrou uma posição vanguardista, mas, principalmente, “consolidou-se como uma marca do seu reconhecimento à importância do controle externo para o fortalecimento da cidadania”.
O Tribunal de Contas da Paraíba, segundo o conselheiro Fábio Nogueira, na ocasião do centenário de nascimento de João Agripino Filho, reafirma o seu mais irrestrito compromisso com os paraibanos. “Zelando pelos princípios que conduzem à eficácia da gestão pública, a Corte também zela pela imagem do seu fundador”, salientou.
Comissão – O conselheiro Arnóbio Viana, integrante da comissão organizadora do centenário de João Agripino, informou que as comemorações terão prosseguimento no próximo dia 15 de março, às 16h00, com uma visita à Fazenda Cachoeira, em Brejo do Cruz, onde se encontram os restos mortais do ex-governador e ministro.
De acordo com o conselheiro Arnóbio Viana, João Agripino deixou um legado significativo à Paraíba, com obras que consolidam a fase desenvolvimentista do Estado, citando os exemplos do Hotel Tambaú e do Tribunal de Contas. “Por essa razão, estamos nos esmerando em prestar-lhe as mais dignas homenagens nesse centenário de nascimento, completado no último dia 1º de março”, salientou.
Fonte: Ascom TCE-PB (Ridismar Moraes)

Leave a Reply