Instituto Rui Barbosa realiza transmissão do cargo de presidente

A tarde desta segunda-feira, 10, foi marcada pela transmissão da presidência do Instituto Rui Barbosa – IRB, realizada no Tribunal de Contas do Tocantins. O conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE/TO) transferiu o cargo ao conselheiro Sebastião Helvécio (TCE/MG), que presidirá o IRB no biênio 2014/2015. Também participaram da posse administrativa o presidente do TCE/TO, José Wagner Praxedes, os conselheiros Leide Maria Dias Mota Amaral e Manoel Pires dos Santos, a procuradora-geral de contas, Litza Leão Gonçalves, o procurador Oziel Pereira dos Santos e o chefe de gabinete da vice-presidência do TCE/MG, Ronaldo Machado.

O conselheiro Severiano fez os agradecimentos em nome de toda a equipe do IRB. “As missões que assumimos não são nossas, mas do Tribunal de Contas como um todo. E graças ao apoio e colaboração de todos os membros e da sociedade, tivemos o nosso desenvolvimento. Fizemos o que podíamos fazer de melhor. Tenho a certeza de que o que fizemos foi com transparência”, destacou. O conselheiro geriu o Instituto Rui Barbosa nos últimos dois biênios.

Já o conselheiro Sebastião Helvécio ressaltou a importância da missão que assume, tendo em vista que a transmissão do cargo ocorreu em Palmas, cidade que está no centro do país. “O centro é sempre o local a partir do qual o conhecimento vai dispersando. A partir desta caminhada que iniciamos aqui no Tocantins, temos toda a possibilidade de alcançar o Brasil como um todo. Para esta gestão tenho dois objetivos, de inovar e internacionalizar, ou seja, levar a marca do IRB não só para todo o país, mas também para o mundo”, completou ele.

A partir de agora, a sede administrativa do Instituto será transferida para o Tribunal de Contas de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A posse oficial do novo presidente, no entanto, só acontecerá no próximo dia 26, na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília-DF, juntamente com a posse da nova diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon.

Currículo

Sebastião Helvécio Ramos é médico, bacharel em Direito, tem doutorado em Saúde Coletiva, doutorado em área de concentração em Política, Administração e Planejamento, é especialista em Didática do Ensino Superior, especialista em Pediatria, com pós-Graduação em Controle Externo e Avaliação da Gestão Pública, pela Pontifícia Universidade Católica. Foi deputado da IV Constituinte Mineira, signatário da Constituição do Estado de Minas Gerais – Constituição Compromisso – 1989, secretário da Saúde de Minas Gerais e vice-prefeito de Juiz de Fora.

Instituto Rui Barbosa

O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.

Leave a Reply