TCE-PE: Escola de Contas Públicas abre inscrições para as capacitações do mês de maio

Os interessados nos cursos da Escola de Contas Públicas (ECPBG) já podem fazem suas inscrições para as capacitações do mês de maio. Os destaques do período são “Controle interno das licitações” e “Comunicação e gestão pública de mídias sociais”, oferecidos pela primeira vez pelo órgão superior do Tribunal de Contas do Estado-PE.

Também merecem destaque as capacitações “Auditoria de folha de pagamento de pessoal” e “Orçamento e finanças públicas” que, devido à grande procura, foram lançados novamente. Os cursos são abertos para o público interno e externo.

Veja abaixo a lista dos cursos:

Crimes contra a administração pública – Ministrado pelo professor José Gustavo de Almeida, com aulas, entre os dias 05 e 08, das 13h30 às 18h.

Controle social e transparência no serviço público – Controle social, os gastos públicos, transparência na administração pública. Estes serão alguns dos temas abordados pela professora Roseane Milanez, entre os dias 12 e 15, das 14h às 17h40 (carga horária de 16h/aula).

Auditoria em folha de pagamento de pessoal – Com o objetivo de capacitar jurisdicionados em auditoria em folha de pagamento, visando o aperfeiçoamento da realização dos trabalhos de controle. O professor Araken Ypiranga Júnior ministra essa capacitação. As aulas acontecem entre os dias 12 e 15 de maio, das 14h às 17h40 (carga de 16h/aula).

Orçamento e finanças públicas – Serão abordadas neste curso a receita e a despesa sob o enfoque orçamentário, além das particularidades inerentes ao estudo da despesa, entre outros assuntos. As aulas do professor André Ricardo Batista acontecem entre os dias 12 e 15 de maio, das 13h30 às 18h (20h/aula).

Controle interno das licitações – O objetivo é fornecer subsídio para identificação e correção de falhas na condução de licitação, de contratações diretas e de execução de contratos administrativos. José Viera será o professor. O curso ocorre entre os dias 12 e 15 de maio, das 13h30 às 18h (20h/aula).

Responsabilização dos agentes públicos e dos particulares no âmbito do controle da administração pública – Frederico Melo será o professor deste curso, que ocorre de 19 a 22 de maio, das 14h às 17h40 (16h/aula). O participante que confirmar sua inscrição vai aprender mais sobre jurisprudência e poder cautelar dos Tribunais de Contas, responsabilização (de agentes públicos, de particulares, por atos ilegais e/ou lesivos ao patrimônio público), entre outros.

Excel avançado – Halmos Fernando do Nascimento será o professor dessa capacitação a distância. Com carga horária de 24h/a, o aluno inicia as aulas no dia 19 de maio. O participante aprenderá como trabalhar com tabelas dinâmicas, macros, cenários, solver, entre outros.

Comunicação e gestão pública de mídias sociais – A jornalista Andréa Pessoa será a professora deste novo curso, que tem como objetivo identificar o funcionamento da comunicação social no setor público, debater sobre a importância da transparência com a informação da gestão pública, e muito mais. As aulas acontecem entre os dias 26 e 29 de maio, das 13h30 às 18h (20h/a).

Para informações sobre o conteúdo programático e o investimento no site da Escola de Contas: http://escola.tce.pe.gov.br/escola/. A ECPBG fica localizada na Avenida Mário Melo, 90, Santo Amaro, Recife. Para saber mais sobre a instituição, acesse nossas redes sociais Facebook e Twitter.

Leave a Reply