TCE-PI realiza oficina de planejamento para Auditoria na Atenção Básica à Saúde

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) se integra aos 28 tribunais brasileiros na realização de uma auditoria conjunta na atenção básica à saúde. No Piauí, o trabalho está sendo feito em 12 municípios, que foram selecionados  por conta dos índices de prioridade do setor de saúde, divulgados pelo IBGE. O resultado da auditoria será divulgado em dezembro.

 A análise dará ênfase ao planejamento de ações, à profissionalização e à capacitação dos gestores, assim como a articulação em rede, aos instrumentos de avaliação e monitoramento dos serviços prestados e eventuais boas práticas desenvolvidas. A partir de hoje, as técnicas responsáveis pelo trabalho, Kassandra Lima, Edilene Moura e Mayra Porto ministram uma oficina de planejamento para os gestores dos municípios auditados, para explanações sobre a auditoria. As reuniões acontecem nesta terça, 24,  quinta (26), na Escola de Contas em Teresina e no dia 30, em Floriano.

Participam os gestores de Campo Maior, Água Branca, União, Teresina, Luis Correia, Joaquim Pires, Brasileira, Parnaíba, Paquetá, Floriano, Guadalupe e Santa Cruz dos Milagres.

 Uma das características da auditoria é a participação dos gestores em todas as fases do trabalho. A auditoria operacional na atenção básica à saúde vai avaliar as gestões quanto aos aspectos da eficiência, eficácia, economicidade e responsabilidade gerencial.

Leave a Reply