O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta quarta-feira (9/4), uma oficina para apresentar novas ferramentas práticas aos gestores municipais. O foco é a ampliação de vagas em creches.
A iniciativa integra a implantação do Sistema de Gestão de Vagas em Creches – Central de Vagas.
É uma ferramenta que permite o controle centralizado das vagas e busca tornar a gestão mais transparente, eficiente e voltada às crianças em situação de maior vulnerabilidade social.
A oficina foi voltada a secretários municipais de educação, de finanças e de planejamento, além de equipes técnicas da educação infantil.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da oficina contou com a participação do conselheiro Paulo Curi Neto, relator e entusiasta da temática educação no Tribunal de Contas.

Ainda durante a programação, os participantes puderam conhecer e aplicar a metodologia das novas ferramentas para criação de programas orçamentários.
Também, explorar possibilidades de financiamento por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

À frente da iniciativa, o secretário de Projetos Especiais e Políticas Públicas do TCE-RO, Felipe de Paula, destacou que Rondônia ainda enfrenta grandes desafios no acesso à creche.
“É um problema histórico. Por isso, trouxemos os gestores para ajudá-los na construção dessa política, alinhada à programação orçamentária necessária para garantir a ampliação de vagas às nossas crianças”, afirmou.
Já a coordenadora da Central de Vagas em Ji-Paraná, Amanda Capelazo, relatou os resultados positivos da implementação da Central de Vagas no município, em 2024.
“Agora conseguimos direcionar a vaga para quem realmente precisa. Sabemos onde está a maior fila de espera, em qual creche e bairro a demanda é maior”, explicou.

A ação integra um esforço interinstitucional promovido pelo GAEPE-RO (saiba mais aqui) e reforça o compromisso do TCE-RO com a melhoria das políticas públicas, especialmente na educação.
Fonte: TCE-RO