TCE-RO apresentará ao Gaepe questionário de autoavaliação com o foco no aprimoramento das políticas de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) apresentará na sexta-feira (19 de novembro) ao Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO) o questionário on-line direcionado aos gestores de educação com a finalidade de aprimorar a política de alfabetização das redes municipais.

Depois de a avaliação diagnóstica revelar os principais problemas de aprendizagem e baixos índices de alfabetização, o TCE-RO lança um projeto para auxiliar os municípios na estruturação da política de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental e alavancar os resultados educacionais nas redes.

O que o questionário contempla 

Esse levantamento abrange aproximadamente 40 questões distribuídas em eixos temáticos: Gestão Orientada para Resultados; Avaliação e Monitoramento; Contratação, Seleção e Lotação de Profissionais; Formação Inicial e Continuada; Política de Incentivos; Currículo; Material Didático; e Articulação Política.

Como vai funcionar 

O gestor deverá mobilizar suas equipes responsáveis pela implementação da política de alfabetização na rede, coletar as respostas e evidências e encaminhar os resultados ao TCE-RO por meio de uma plataforma on-line.

O que se busca com esse projeto 

Uma das principais finalidades é conduzir os gestores em um processo de autoavaliação sobre o que precisa ser aprimorado em suas políticas para alavancar os resultados da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental nos municípios. O TCE-RO também encaminhará o resultado individualizado com recomendações específicas para melhoria da política.

O produto final será a disponibilização de um pacote para gestão da política de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, que conterá um guia com o passo a passo e uma caixa de ferramentas básicas para implementação das boas práticas.

Quando vai acontecer 

O questionário deverá ser respondido entre os dias 2/12 e 22/12.

Até lá, fique atento à agenda:

Dia 19/11 – Apresentação do Projeto ao GAEPE.

Dia 26/11 – Envio do ofício para todos os gestores com link e chave de acesso ao questionário.Dia 2/12 – Encontro Técnico com os gestores.

ASCOM TCE-RO