TCE-RO: avanços e estratégias de Busca Ativa Escolar são debatidas pelo Gaepe-RO

Avanços e próximos passos do estado em relação à Busca Ativa Escolar foram debatidos, durante reunião do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação em Rondônia (Gaepe-RO), realizada na última sexta-feira (25/10).

Para contribuir com a discussão, a governança contou com a presença de especialistas do estado do Mato Grosso do Sul. Eles compartilharam suas experiências, para, assim, fomentar oportunidades de avanço em questões como a prevenção da evasão escolar.

O encontro também trouxe atualizações sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO) e a apresentação e discussão da Nota Técnica sobre a necessidade de coleta de dados das crianças e responsáveis durante o registro em fila de espera na educação infantil ou no ato da matrícula.

EXPERIÊNCIA DO MATO GROSSO DO SUL

Com o objetivo de fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar, o Gaepe-RO convidou Paola Nogueira e José Augusto da Silva, da coordenadoria de psicologia educacional da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul, para compartilhar as experiências do estado na implementação do programa.

A apresentação abordou o sistema integrado do Mato Grosso do Sul para monitorar a frequência dos estudantes, facilitando intervenções rápidas e o encaminhamento a serviços de saúde e assistência social quando necessário.

De acordo com esses gestores, esse é um dos principais pontos para o sucesso da estratégia: ter uma rede colaborativa entre escolas, Conselho Tutelar, Ministério Público e outros órgãos.

Para a defensora pública de Rondônia, Kesia Abrantes, a apresentação não apenas reforçou a importância de medidas preventivas, como mostrou formas de implementar esse tipo de atuação. “Eu percebi que, aqui em Rondônia, a maior parte dos alertas são para crianças que já evadiram, mas eu sempre me perguntei se não poderia funcionar também nesses casos de extrema vulnerabilidade, em que a probabilidade de evasão é grande”, comentou.

SAERO 2024: NOVAS AVALIAÇÕES

Durante a reunião, o servidor Vinicius de Moraes, da equipe do Tribunal de Contas que coordena o desenvolvimento do Saero junto às administrações do Estado e dos Municípios, informou sobre o andamento dos treinamentos e a logística para aplicação das provas da avaliação, que ocorrerão a partir de 11 de novembro.

“O movimento está muito bonito, todos estão bem engajados e eu tenho certeza de que teremos um excelente resultado nesta edição do SAERO 2024”, afirmou Vinicius, destacando que a aproximação com os municípios é um passo importante para a melhoria da qualidade educacional em Rondônia.

COLETA DE DADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Outro ponto abordado na reunião foi a apresentação da minuta de Nota Técnica do Gaepe-Rondônia, sobre coleta de dados de crianças em filas de espera para educação infantil. José Maurício, do Instituto Articule, apresentou as recomendações para aprimorar a coleta de dados, visando uma política educacional mais eficiente.

Outros encaminhamentos:

  • Avaliar a realização de um levantamento com os municípios sobre os fluxos, desafios e boas práticas da Busca Ativa Escolar.
  • Discutir o uso do Diário Eletrônico da Seduc para auxiliar nas ações de Busca Ativa.
  • Atualizar a minuta da Nota Técnica com informações sobre condições de saúde e necessidades especiais das crianças.
  • Enviar a minuta para revisão dos membros do Gaepe-RO até o dia 04/11.

Para fechar a reunião, o conselheiro Paulo Curi, vice-presidente do TCE-RO, ressaltou a importância do compromisso com a educação e enfatizou a necessidade de que os novos gestores continuem os avanços iniciados.

Ele destacou que apenas três prefeitos eleitos não assinaram a Carta de Compromisso, mas que conversas já estão em andamento para garantir o apoio necessário.

O Gaepe-RO reafirmou, nesta reunião, seu compromisso com uma educação de qualidade, reforçando práticas intersetoriais e preventivas que têm transformado a realidade educacional em Rondônia.

Fonte: TCE-RO