Dentro da visita técnica que realiza ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), representantes do TCE do Amapá tiveram acesso a experiências de sucesso, em áreas como corregedoria e inteligência artificial (IA).
Integram a comitiva visitante, a conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, 1ª vice-presidente do TCE-AP, acompanhada dos servidores Wilson Malcher, Josiel Silva, Kamilla Moraes e Renata de Jesus.
Nesta quinta-feira (18/7), estiveram reunidos com gestores e servidores do TCE-RO, a fim de compartilhar, não só experiências, mas também procedimentos, soluções e sistemas adotados em Rondônia.
GOVERNANÇA EM IA
Um dos temas destacados foi a ação inovadora e responsável do TCE rondoniense com a criação do Núcleo de Governança em Inteligência Artificial (NuGovIA).
Ele servirá para supervisionar e orientar a regulamentação do uso de inteligência artificial, garantindo, assim, que a aplicação de tecnologias baseadas em IA sejam realizadas de modo ético, responsável e em conformidade com as diretrizes estabelecidas.
Ao longo do encontro, foram também compartilhadas informações sobre outras diretrizes do TCE de Rondônia, a exemplo do Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) e do Sistema de Integridade.
Fonte: TCE-RO