TCE-RO ministra capacitação para o grupo técnico e de negócio da Defensoria Pública visando uso do sistema e-TCDF

Em atendimento às diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2021, assinado entre o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE), foi realizada nos dias 25 a 28 de maio atividade de orientação aos servidores da Defensoria quanto ao uso do sistema de gerenciamento eletrônico de processos e-TCDF, tecnologia cedida, sem custos, à administração pública rondoniense, por meio de termo de cooperação assinado pelo TCE-RO com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF).

A capacitação foi ministrada, de modo remoto, pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TCE-RO. Os conhecimentos teóricos e práticos foram repassados pelo analista de TI, Charles Vasconcelos, para a equipe da DPE, a qual, por sua vez, atuará como disseminadora do aprendizado junto aos membros e servidores do órgão no que se refere ao uso da nova ferramenta.

Durante a atividade, Charles Vasconcelos chamou a atenção para os benefícios do e-TCDF, a solução tecnológica criada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal em 2012 e que permite controlar o trâmite de documentos e processos, tanto eletrônicos quanto físicos, compreendendo todas as fases do processo, desde a autuação até o arquivamento.

Dessa forma, torna mais fácil a gestão de documentos e processos, reduzindo o uso de papel, dando mais celeridade aos procedimentos administrativos, uma vez que os processos deixam de tramitar fisicamente por vários setores, como ocorre atualmente.  

O analista de TI do TCE-RO ainda repassou conceitos sobre o sistema e prática simulada quanto à usabilidade da aplicação nos fluxos utilizados internamente pela Defensoria. O e-TCDF fica hospedado na infraestrutura de servidores (“datacenters”) do Tribunal de Contas e é acessado pelos usuários via web.  

Conforme expresso no acordo de cooperação, o TCE-RO continuará dando suporte de infraestrutura à Defensoria em relação ao e-TCDF, assim como auxiliando no andamento das funcionalidades do sistema de gerenciamento eletrônico.

ASCOM TCE-RO