“Elaboração de Relatórios e Pareceres na Administração Pública”. Com esse enfoque o Tribunal de Contas de Roraima por meio da empresa Treide – Treinamento e Desenvolvimento, promove no período de 10 a 12 de julho, mais um treinamento que visa aprimorar as ações desenvolvidas pelos servidores que atuam na área administrativa da instituição. As palestras estão sendo ministradas pelo sócio-diretor da ZPC, Consultoria em Comunicação, José Paulo Moreira de Oliveira, no auditório do Sebrae e da Justiça Federal.
Aproximadamente 17 servidores do TCE participam do curso, que contempla ainda servidores públicos da esfera municipal e estadual. Conforme a ementa, o treinamento busca oferecer aos participantes o conhecimento das novas técnicas redacionais visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas, eliminando vícios de linguagem capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e melhorar o padrão de clareza e legibilidade, em especial no que tange à elaboração de relatórios, normas, pareceres e textos afins.
Para o palestrante José Paulo Moreira, os relatórios e pareceres devem ser claros e convincentes, para que as recomendações ganhem apoio dos gestores e gerem melhorias de desempenho, em benefício da sociedade. “O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de relatórios, pareceres e notas técnicas é de suma importância para o bom funcionamento corporativo”, afirmou.
Nas próximas semanas está prevista a realização do curso sobre legislação de pessoal no serviço público, com destaque em pagamento de pessoal e remuneração da administração pública, voltado para servidores que trabalham nos setores administrativos e controle externo do TCE.