TCE do Rio Grande do Sul irá empossar novo conselheiro

O auditor substituto de conselheiro Pedro Henrique Poli de Figueiredo assume o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) no próximo dia 16, às 11h, em Sessão Especial no Auditório Romildo Bolzan, no Palácio Flores da Cunha, sede da Corte. O novo conselheiro foi escolhido pelo governador Tarso Genro a partir de uma lista tríplice aprovada pelo Conselho do TCE-RS em 25 de abril.

Pedro Henrique foi sabatinado na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa no dia 06 de junho. O parecer favorável à indicação, de autoria do deputado Cássia Carpes, foi aprovado por unanimidade. Por fim, no dia 19 de junho, no plenário do Parlamento e também de forma unânime, os deputados votaram favoravelmente ao projeto de decreto legislativo com a indicação ao cargo de conselheiro.

Currículo:

Natural de Porto Alegre, Pedro Henrique Poli de Figueiredo é doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), onde concluiu também o mestrado em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração (1999) e a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1985). Possui especialização em Direito Tributário pela Unisinos (1991). Exerce as atividades de auditor substituto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde outubro de 2002, em virtude de concurso público em que foi aprovado em primeiro lugar.

Foi advogado, assessor, consultor e diretor jurídico de várias instituições públicas e privadas, entre as quais a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, a Icoplan e o Grupo Gerdau, com vínculo empregatício pela Cosigua, até a data de sua aprovação em concurso público para procurador do Estado, cargo que desempenhou entre março de 1991 e outubro de 2002.

Entre 1996 e 1998, exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil para Assuntos Administrativos do Gabinete do governador Antônio Britto. É professor de Direito Administrativo e de Direito Tributário da Unisinos e da PUCRS; coordenador acadêmico do Instituto de Pesquisa Gianelli Martins; professor docente convidado em diversos cursos de especialização e aprimoramento, tendo proferido palestras em inúmeros eventos. Participou de diversas bancas de concurso público e de bancas acadêmicas. É autor de publicações acadêmicas e profissionais. Possui proficiência certificada em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.

João Silvestre – Assessoria de Comunicação Social TCE-RS

Leave a Reply