TCE-RS presta contas das ações dos últimos quatro anos

tce-rs2Uma audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (26), reuniu representantes dos Poderes, de entidades, da imprensa, prefeitos e servidores da Instituição, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) para acompanhar a apresentação das principais iniciativas da Casa nos últimos quatro anos. As ações ligadas às áreas do controle externo, bem como o desempenho das metas institucionais, os resultados de suas auditorias e inspeções, além das iniciativas empreendidas para o aperfeiçoamento das atividades durante a gestão do conselheiro Cezar Miola na Presidência, foram apresentadas pelos diretores da Instituição.

“Um dos grandes desafios desse período foi ampliar a dimensão proativa do trabalho do Tribunal de Contas. Além da relação linear com os gestores no exame das prestações de contas anuais, procuramos tomar a iniciativa em relação a grandes temas de auditoria que interessam ao conjunto da população. O fortalecimento das ferramentas de prevenção também foi uma das prioridades do TCE-RS, já que a efetividade do nosso trabalho está diretamente ligada à capacidade de antecipação diante das possíveis ocorrências de danos aos cofres públicos”, disse o presidente durante a abertura da audiência.

O Relatório de Gestão 2011-2015, lançado na audiência pública, foi apresentado pelos diretores Geral, Valtuir Pereira Nunes, de Controle e Fiscalização, Leo Arno Richter, Administrativo, Sandro Correia de Borba, e da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, Sandro Bergue, mediado pelo coordenador da Assessoria de Comunicação Social, Marcos Rolim. A integra da publicação pode ser acessada emhttp://relatoriodegestao.tce.rs.gov.br.

A eleição e a posse do futuro presidente do TCE-RS estão agendadas para o dia 16 de dezembro.