TCE-SC e SED realizam 3ª edição de projeto TCE na Escola

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizam a terceira edição do projeto “TCE na Escola”, com o objetivo de aproximar os estudantes das escolas públicas catarinenses da missão do TCE/SC de fiscalizar as contas públicas do Estado e dos 295 municípios catarinenses. Em 2014 o tema escolhido para o Concurso de Redação é “Corrupção – e eu com isso?”, e será destinado aos estudantes do 1º ano do ensino médio da rede pública estadual. A ideia é fomentar a reflexão e a discussão dos amplos aspectos que envolvem a corrupção e os males advindos desta prática e contribuir para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã.
Os alunos interessados em participar têm até o dia 7 de julho para elaborar as redações em sala de aula, apoiados em atividades que poderão ser orientadas por um professor de qualquer disciplina. O concurso vai premiar os três classificados em 1º, 2º e 3º lugares, seus professores orientadores e suas escolas (Quadro 1).
A campanha deste ano visa estimular o debate sobre o que é a corrupção e seu impacto, tanto individualmente como na sociedade. Para o presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, o êxito das políticas de combate à corrupção e a falta de ética depende da formação de uma consciência social nesse sentido. “As responsabilidades do TCE/SC e de cada cidadão no combate à corrupção devem ser fomentadas na família — célula mãe da sociedade — e na escola”, disse o conselheiro ao defender a importância de estimular alunos à reflexão da necessidade de ser um cidadão participativo.
O projeto tem, em todo o Estado, um público potencial de 112.210 estudantes, matriculados em 3.729 turmas de 710 escolas públicas, de acordo com os dados da Secretaria da Educação.
Prazo e premiação
O prazo para elaboração das redações é até o dia 7 de julho. A dissertação — gênero definido no regulamento do concurso — deverá ser manuscrita em português, sem rasuras, pelo próprio aluno participante, na folha oficial do concurso do Tribunal, que traz impresso o logotipos do TCE/SC e da SED. O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas e contemplar a apresentação de ideias, o seu desenvolvimento e a conclusão (Quadro 2). Junto com a redação deverá ser enviada a ficha de inscrição, assinada pelo diretor da escola, pelo aluno autor da redação e por seu responsável. Esses materiais foram desenvolvidos, especialmente para o concurso e integram o kit que está sendo distribuído nas escolas de ensino médio da rede pública estadual.
Cada escola escolherá uma redação que a representará na etapa regional do concurso. As redações classificadas em cada regional irão para a etapa estadual, cujo julgamento será realizado conjuntamente por representantes do TCE/SC e da SED. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 21 de agosto.
Serão premiados com tablets, os três primeiros colocados na etapa estadual e seus professores orientadores, que terão um papel imprescindível para a divulgação do concurso de redação e para a realização das atividades em sala de aula. As escolas dos vencedores receberão kits de livros de literatura, um projetor multimídia e um computador.
Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares ainda serão contemplados com uma viagem a Florianópolis junto com o professor orientador, diretor da escola e responsável. Eles farão um passeio cultural e participarão da solenidade de premiação, no dia 27 de agosto, na sede do Tribunal de Contas. O aluno classificado em 1º lugar virá à Capital acompanhado, também, dos colegas de classe. Os primeiros colocados na etapa regional e seus professores serão agraciados com menção honrosa.
Material de apoio
Para incentivar os alunos a participar do concurso e subsidiar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, que estarão sob a responsabilidade da Secretaria da Educação, será distribuído o gibi “O que você tem a ver com a corrupção?”, campanha desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina em parceria com o TCE/SC.
Também integram o material de apoio às atividades em sala de aula, a cartilha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, campanha criada pela Controladoria Geral da União (CGU), e um cartaz com o “Mapa da Corrupção” – que apresenta o endereço de órgãos públicos que podem receber denúncias sobre desvios de dinheiro público, além de links diretos com outras fontes com informações ao professor sobre o TCE/SC. Todo o material está disponível no espaço do projeto TCE na Escola no Portal do Tribunal (www.tce.sc.gov.br). A ideia é facilitar os estudos e as discussões que deverão ser realizadas antes da elaboração das redações.
Serviço

O quê: Projeto TCE na Escola – 3º Concurso de Redação.
Tema: “Corrupção – e eu com isso?”.
Público-alvo: alunos matriculados no 1º ano do ensino médio da rede pública estadual Modalidade da redação: texto dissertativo
Tamanho: entre 25 a 30 linhas
Prazo para elaboração das redações: até 7/7/2014 (em sala de aula).
Seleção pelas escolas: até 18/7/2014.
Entrega às GEREDs: até 4/8/2014.
Seleção pelas GEREDs: até 11/8/2014.
Seleção pela comissão julgadora (TCE): até 20/8/2014.
Divulgação do resultado: 21/8/2014.
Premiação: 27/8/2014.
Viagem: de 26 a 28/8/2014.
Etapa estadual:
1º, 2º e 3º colocados e respectivos professores orientadores – um tablet de 10 polegadas e viagem a Florianópolis.
Escolas dos alunos 1º, 2º e 3º colocados na etapa estadual – 1 kit de livros de literatura + 1 projetor multimídia + 1 computador
Alunos da classe do 1º colocado na etapa estadual – Viagem a Florianópolis, com estadia, acompanhados do diretor da escola e professor orientador.
Etapa regional: menção honrosa para os demais 34 alunos classificados para etapa estadual e seus 34 professores orientadores
 
Informações e material de apoio: http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013
Esclarecimento de dúvidas sobre o regulamento:
– Secretaria de Estado da Educação:
Joanildes Felipe – e-mail: joanildesfelipe@sed.sc.gov.br                  
   – Fone: (48) 3664-0091
Juliana Rocha – e-mail: julianarocha@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0131
 
– Tribunal de Contas de Santa Catarina:
Trícia Munari Pereira – e-mail: tricia@tce.sc.gov.br
             – Fone: (48) 3221-3822
Joseane Correa – e-mail: icon@tce.sc.gov.br.
Fone: (48) 3221-3793

Fonte: Regulamento do Concurso de Redação
 
Critérios de avaliação das redações

Adequação ao tema – conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto no regulamento;
– Qualidade da redação – correção gramatical, objetividade, originalidade, ortografia, concordância, organização e conclusão da ideia;
– Originalidade e ineditismo – o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores.
– Inclusão do TCE/SC – deverá ser abordado no texto ações e responsabilidades do TCE/SC no que diz respeito ao combate à corrução

Fonte: Regulamento do Concurso de Redação
Saiba Mais

O extrato do Convênio nº 02/2014, firmado entre o Tribunal e a SED para a viabilização do concurso, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC de 6 de maio.

Leave a Reply