TCE-SC encerra XIV Ciclo de Estudos com 3.289 participantes capacitados

O Tribunal de Contas de Santa Catarina encerrou, nesta quarta-feira (8/8), o XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, em Itajaí, com a marca de 3.289 agentes públicos e representantes da sociedade civil capacitados para a adoção de boas práticas no uso de recursos públicos. A última etapa regional da edição, de 2012, do maior evento de capacitação externa do TCE/SC, reuniu 255 pessoas, entre gestores públicos, conselheiros municipais dos direitos e garantias da criança e do adolescente e dirigentes de entidades civis sem fins lucrativos — que recebem recursos públicos — das 10 cidades que integram a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Desde 4 de julho, quando o programa começou em Criciúma, no Sul, o Ciclo percorreu 13 municípios catarinenses, levando a todo Estado a proposta de fortalecer e disseminar a cultura da correta gestão do dinheiro público, da responsabilidade fiscal e da participação da sociedade no controle dos gastos governamentais. “O XIV Ciclo aproximou o TCE/SC da sociedade ao capacitar os representantes de organizações não governamentais (ongs) e dos conselhos municipais dos direitos das criança e do adolescente (CMDCA). A ação educacional foi além do controle externo e buscou desenvolver conhecimento e habilidade na área do controle social”, avaliou Joseane Aparecida Corrêa, diretora-executiva do Instituto de Contas (Icon) — unidade do Tribunal responsável pela capacitação interna e externa —, ao encerrar a etapa de Itajaí.

O presidente do TCE/SC, César Filomeno Fontes, o conselheiro Wilson Wan-Dall, o presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, e ainda o secretário-executivo da entidade, Célio Bernardino, percorreram cada uma das salas para cumprimentar os participantes e destacar o caráter pedagógico da Corte de Contas. “Temos investido em orientação e na ampliação do diálogo com os agentes públicos municipais”, enfatizou o presidente Fontes, na oficina de contabilidade e controle interno.

Fonte: www.tce.sc.gov.br

Leave a Reply