TCE-SC: Portais da transparência de 80 unidades do Estado recebem selo que atesta o cumprimento de critérios para a disponibilização de informações públicas

Oitenta portais de entes do Estado tiveram alto nível de transparência ativa, segundo levantamento da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), e foram agraciados com o Selo de Qualidade em Transparência Pública. Foram conferidos ao TCE/SC, ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça, ao Governo do Estado, a 45 prefeituras e a 31 câmaras de vereadores os selos Diamante, Ouro e Prata, de acordo com a classificação de 409 entidades avaliadas (Ver relação dos classificados abaixo).  

A iniciativa é resultado da primeira pesquisa realizada em todo o país, no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Atricon, entre maio e novembro de 2022 — um novo ciclo já está em andamento. Foram avaliados os portais da transparência dos órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos 4.191 municípios brasileiros, totalizando 8.019 unidades, a partir das respostas dos controladores internos validadas pelos Tribunais de Contas (TCs). Em todo o Brasil, receberam o selo Diamante 370 entes, o selo Ouro 441 e o selo Prata 561 — os municípios que não receberam o Selo de Qualidade são aqueles cuja classificação ficou nos níveis intermediário, básico, inicial ou inexistente. 

As informações levantadas estão reunidas no Radar Nacional de Transparência Pública, ferramenta que busca contribuir para o exercício do controle social e para o aprimoramento da disponibilização de dados, de forma espontânea e independente de solicitação.  O espaço, criado e mantido pelo Tribunal de Contas do Mato Grosso, traz a visão geral sobre a situação no Brasil, dividida por estado, por municípios, por Poder, por esfera, por órgão, por região e por nível de transparência.  

É possível consultar as respostas dadas pelos controladores internos — foram feitas 93 perguntas comuns e outras específicas — e validadas pela equipe interna dos TCs e acessar os links fornecidos pelos agentes públicos, como comprovação de atendimento ou não dos cerca de 15 critérios. Entre os poderes e os órgãos da administração estadual, o Tribunal de Contas e o Ministério Público alcançaram 100% no índice de transparência, o Judiciário 81,03%, o Executivo 74,30%, o Legislativo 66,99%, e a Defensoria Pública 65,78%. Já no âmbito municipal, o índice foi de 71,03%, entre prefeituras e câmaras. 

Nos ofícios enviados aos gestores de Santa Catarina com o selo e o tutorial para aplicação nos portais da transparência, o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, agradeceu os esforços empreendidos pelos gestores, especialmente os dos controladores internos. “A ação colaborativa permitiu a execução do projeto e a entrega de um produto de qualidade à sociedade brasileira, a qual, agora, tem à sua disposição o acesso facilitado a informações custodiadas pelo Poder Público”, enfatiza o presidente ao destacar que o selo deverá ser inserido nos portais da transparência. 

Para a coordenadora do programa no âmbito da Corte catarinense, auditora fiscal de controle externo Andreza Schmidt Silva, o engajamento e o comprometimento dos gestores públicos e dos controladores internos, na manutenção e na atualização dos portais de transparência, foi fundamental para o sucesso do Programa Nacional de Transparência Pública. “Manter a transparência é essencial para o exercício do controle social e para o aprimoramento da gestão pública”, enfatiza. 

Selo Diamante 
Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Ministério Público de Santa Catarina 
Prefeitura de Corupá 
Prefeitura de Garuva 
Prefeitura de Papanduva 
Câmara de Itapoá 
Câmara de Jupiá 
Câmara de São João do Oeste 
Selo Ouro 
Prefeitura de Caxambu do Sul 
Prefeitura de São Ludgero 
Prefeitura de Campo Erê 
Prefeitura de Canoinhas 
Prefeitura de Içara 
Prefeitura de Massaranduba 
Prefeitura de Timbé do Sul 
Prefeitura de Itá 
Prefeitura de Braço do Trombudo 
Prefeitura de Rio dos Cedros 
Prefeitura de Rodeio 
Prefeitura de Seara 
Prefeitura de Rio do Sul 
Prefeitura de Pomerode 
Prefeitura de Bandeirante 
Prefeitura de Rio Negrinho 
Prefeitura de Guarujá do Sul 
Prefeitura de Balneário Piçarras 
Prefeitura de Erval Velho 
Prefeitura de Presidente Nereu 
Prefeitura de Itapiranga 
Prefeitura de Guabiruba 
Prefeitura de Iporã do Oeste 
Prefeitura de Apiúna 
Prefeitura de Imaruí 
Prefeitura de Vitor Meirelles 
Prefeitura de Serra Alta 
Prefeitura de Criciúma 
Câmara de Taió 
Câmara de Tigrinhos 
Câmara de Concórdia 
Câmara de São Bento do Sul 
Câmara de Timbó 
Câmara de Morro da Fumaça 
Câmara de Itá 
Câmara de Peritiba 
Câmara de Imaruí 
Câmara de Irani 
Câmara de São José do Cerrito 
Câmara de Saudades 
Câmara de Vitor Meirelles 
Câmara de Campo Erê 
Câmara de Guarujá do Sul 
Selo Prata 
Tribunal de Justiça 
Governo do Estado 
Prefeitura de Antônio Carlos 
Prefeitura de Mirim Doce 
Prefeitura de Balneário Arroio do Silva 
Prefeitura de Videira 
Prefeitura de Taió 
Prefeitura de Porto Belo 
Prefeitura de São João Batista 
Prefeitura de Praia Grande 
Prefeitura de Rio do Oeste 
Prefeitura de São Lourenço do Oeste 
Prefeitura de Itaiópolis 
Prefeitura de Peritiba 
Prefeitura de São Bernardino 
Prefeitura de Brunópolis 
Câmara de Presidente Castello Branco 
Câmara de Garuva 
Câmara de Guaramirim 
Câmara de Catanduvas 
Câmara de Itajaí 
Câmara de Maravilha 
Câmara de Rio Negrinho 
Câmara de Irineópolis 
Câmara de Dionísio Cerqueira 
Câmara de Pouso Redondo 
Câmara de Içara 
Câmara de Balneário Barra do Sul 
Câmara de Vidal Ramos 

Fonte: TCE-SC