TCE-SE capacita mais de mil servidores públicos em 2012 por meio da Escola de Contas

Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) tem o objetivo de promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos funcionários do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e dos órgãos jurisdicionados. Para que essa missão seja concretizada, no ano de 2012 a instituição de ensino realizou 22 cursos, sendo 15 destinados ao público externo e outros sete ao interno, sempre com o foco no aperfeiçoamento, formação e especialização dos servidores públicos sergipanos.

Durante o ano que passou, 1075 cidadãos foram capacitados, dos quais 229 servidores do TCE e 846 de órgãos jurisdicionados. Além de buscar atender aos anseios pedagógicos do próprio TCE, a Ecojan também direciona sua atenção às necessidades dos órgãos públicos de Sergipe. Servidores de prefeituras, câmaras, secretarias e fundações de todo o estado são beneficiados com cursos que melhoraram o nível dos serviços prestados à população.

“A Ecojan é aquele braço do Tribunal que estabelece um relacionamento maior entre esta Casa e os seus jurisdicionados. E esse é um papel importante porque cuida da especialização e melhor qualificação não só dos servidores do Tribunal como de todos os jurisdicionados, então espero que este ano se incremente ainda mais esse trabalho”, afirma o conselheiro-presidente Carlos Alberto Sobral, ressaltando que uma das novidades para 2013 deverá ser a oferta de um curso de mestrado.

Dirigida pelo conselheiro Ulices Andrade, a Escola de Contas tem a professora Patrícia Verônica Carvalho Sobral como coordenadora pedagógica. Segundo ela, a instituição de ensino tem atingido números expressivos ao realizar atividades preventivas aos erros da administração pública.

“A Escola de Contas exerce, de forma pedagógica, um relevante papel não apenas junto aos servidores, no sentido de aprimorá-los e prepará-los para as demandas sociais que cada dia mais se avolumam, como também para os jurisdicionados no sentido de orientá-los através de cursos que promovem conhecimento e a atualização dos mesmos”.

A coordenadora avalia ainda que os recentes avanços estruturais tiveram sua importância para agregar cada vez mais servidores aos cursos. “As Escolas de Contas, de um modo geral, estão num processo de franco desenvolvimento, estamos em contínuo contato com as outras Escolas de Contas no sentido de uniformizar procedimentos. A título de exemplo, a estrutura da Ecojan foi reformulada no ano de 2012, com o acréscimo de mais uma sala de aula e mais uma sala equipada para cursos que envolvam informática, como o Curso de Operacionalização do sistema SISAP”, destacou Patrícia Verônica.

Parcerias

O carro-chefe da Escola está nos cursos e seminários, mas isso não significa que ela se limite a isso. Em 2012 a Escola de Contas contou com parcerias importantes para elaborar projetos de destaque como o ‘TCE Cidadão’ e o ‘Saúde do Trabalhador’. O primeiro surgiu com o propósito de aproximar a população da Corte de Contas através de visitas para o acompanhamento das atividades que fazem parte do cotidiano do Tribunal. Ao todo, 326 estudantes universitários das áreas de Direito, Administração e Economia fizeram parte dessa iniciativa, guiados pelos seus professores da UFS, Unit ou Fanese.

Já o ‘Saúde do Trabalhador’ teve o mérito de, junto à Unimed e à Coordenadoria de Serviço Médico e Odontológico, reunir 30 servidores para serem acompanhados semanalmente de maio a novembro. O projeto era composto de palestras, exames, exercícios físicos e cognitivos com foco na prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores.

No segundo semestre do ano passado foram promovidos também eventos artísticos da ‘Sexta Cultural’, com amplo apoio da Ecojan. Houve exposições de esculturas, lançamentos de livros e sessões de autógrafos e apresentações musicais, sendo todos autores e artistas sergipanos.

Perspectivas

Para o ano que está começando, além de dar continuidade aos cursos e projetos já consolidados pela Escola de Contas, mudanças positivas estão por vir. A coordenadora adiantou alguns pontos de destaque.

“A biblioteca do TCE está sendo equipada para funcionar no local onde hoje funciona o restaurante e servirá de apoio aos freqüentadores dos cursos da ECOJAN. Estamos ainda com a expectativa do mestrado profissional e outros cursos (objeto de pesquisa junto a todos os servidores da casa e jurisdicionados). Dentre eles um grande evento para orientar os novos gestores municipais e sua equipe, no próprio Tribunal, e cursos in loco nas microrregiões de nosso Estado, ministrados pelos servidores da Casa. Em 2013 haverá muito por fazer!”, conclui Patrícia.

Leave a Reply