IRB e Universidades de Brasil e Portugal criarão mestrado inédito em auditoria pública

Uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa, a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade de Lisboa, Portugal, pode culminar no primeiro curso de pós-graduação strictu sensu (mestrado) sobre auditoria pública do Brasil. O assunto foi debatido em uma reunião entre o presidente do IRB, Severiano Costandrade, o reitor da UFT, Márcio Silveira, e o presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, José Wagner Praxedes, realizada nesta terça-feira na sede da UFT em Palmas (TO).
O IRB e o Tribunal de Contas de Portugal intermediam os contatos entre as Universidades para a criação de uma grade comum. “Além do surgimento de um curso inédito no País, estamos diante da possibilidade da oferta de uma dupla certificação, pelas Universidades Federal do Tocantins e de Coimbra. Sem dúvida um avanço ímpar para o Controle Externo dos dois países”, afirmou o conselheiro Severiano.
Pós-graduação a distância
Outro projeto que também foi debatido foi a criação de uma pós-graduação, também por meio de uma parceria, mas com a Universidade Aberta de Portugal. O curso também abordaria conceitos de auditoria pública, mas seria oferecido pela modalidade EaD (Educação à Distância).
“Nós estamos intensificando as tratativas com o Tribunal de Contas de Portugal para a criação de ambos os cursos”, finalizou Severiano.

Leave a Reply