De modo a proporcionar aos novos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Sergipe (TCE-SE) conhecimentos essenciais e necessários ao controle da administração pública, a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) realiza até esta quinta-feira, dia 29, o I Ciclo de Palestras sobre o controle da Gestão Pública. O evento teve início na tarde desta segunda-feira, quando o técnico de controle externo Vanderson Melo proferiu palestra sobre o ‘Controle Externo na Administração Pública’.
Na abertura, a coordenadora pedagógica da Ecojan, professora Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, parabenizou os servidores presentes pela disposição em buscar aprimorar seus conhecimentos. “Conhecimento nunca é demais. Sabemos da capacidade de todos já que tiveram êxito num concorrido concurso, mas queremos que aprendam ainda mais sobre o funcionamento da Casa”, afirmou.
A coordenadora da Ecojan destacou também a participação do servidor do TCE, Vanderson Melo, como primeiro palestrante do ciclo. “Uma de nossas metas tem sido essa: capacitar nossos servidores para que sejam disseminadores de conhecimentos. Certamente mais à frente alguns de vocês também estarão desempenhando esse papel”, colocou.
Em sua explanação, Vanderson falou sobre o controle externo de um modo geral, direcionando para a composição da estrutura dos Tribunais de Contas, bem como seu funcionamento, além de fazer comparações entre as Cortes de Contas do país.
“O importante disso tudo é que todo servidor conheça a estrutura e o funcionamento do órgão e conheça a fundo. Assim vamos conseguir alicerçar os nossos servidores de conhecimentos sobre o órgão em que trabalham”, destacou o palestrante.
O Ciclo de Palestras sobre o controle da Gestão Pública seguiu na tarde desta terça, 27, com a palestra do conselheiro Clóvis Barbosa sobre a Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCE. Já nesta quarta-feira, o técnico de controle externo Jorge Cunha falará sobre o MDE e o Fundeb. Por fim, será a vez do técnico Jailton Moura tratar de Noções de Sistema Tributário Municipal.
A iniciativa recebeu a aprovação dos novos servidores do Tribunal: “desde que ingressei do TCE já havia falado que isso seria necessário para que nos inteirássemos mais”, observou o técnico de controle externo Augusto Fábio dos Reis.