TCE-SE capacita servidores no I Ciclo de Palestras sobre o controle da Gestão Pública

Coordenadora pedagógica da Ecojan, professora Patrícia Verônica fez a abertura do evento

De modo a proporcionar aos novos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Sergipe (TCE-SE) conhecimentos essenciais e necessários ao controle da administração pública, a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) realiza até esta quinta-feira, dia 29, o I Ciclo de Palestras sobre o controle da Gestão Pública. O evento teve início na tarde desta segunda-feira, quando o técnico de controle externo Vanderson Melo proferiu palestra sobre o ‘Controle Externo na Administração Pública’.

Na abertura, a coordenadora pedagógica da Ecojan, professora Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, parabenizou os servidores presentes pela disposição em buscar aprimorar seus conhecimentos. “Conhecimento nunca é demais. Sabemos da capacidade de todos já que tiveram êxito num concorrido concurso, mas queremos que aprendam ainda mais sobre o funcionamento da Casa”, afirmou.

A coordenadora da Ecojan destacou também a participação do servidor do TCE, Vanderson Melo, como primeiro palestrante do ciclo. “Uma de nossas metas tem sido essa: capacitar nossos servidores para que sejam disseminadores de conhecimentos. Certamente mais à frente alguns de vocês também estarão desempenhando esse papel”, colocou.

Em sua explanação, Vanderson falou sobre o controle externo de um modo geral, direcionando para  a composição da estrutura dos Tribunais de Contas, bem como seu  funcionamento, além de fazer comparações entre as Cortes de Contas do país.

Palestra do conselheiro Clóvis Barbosa

“O importante disso tudo é que todo servidor conheça a estrutura e o funcionamento do órgão e conheça a fundo. Assim vamos conseguir alicerçar os nossos servidores de conhecimentos sobre o órgão em que trabalham”, destacou o palestrante.

O Ciclo de Palestras sobre o controle da Gestão Pública seguiu na tarde desta terça, 27, com a palestra do conselheiro Clóvis Barbosa sobre a Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCE. Já nesta quarta-feira, o  técnico de controle externo Jorge Cunha falará sobre o MDE e o Fundeb. Por fim, será a vez do técnico Jailton Moura tratar de Noções de Sistema Tributário Municipal.

A iniciativa recebeu a aprovação dos novos servidores do Tribunal: “desde que ingressei do TCE já havia falado que isso seria necessário para que nos inteirássemos mais”, observou o técnico de controle externo Augusto Fábio dos Reis.

Leave a Reply