TCE-SE desenvolve ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

Realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo  atua na conscientização das pessoas sobre a prevenção do suicídio. De modo a colaborar com a iniciativa, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE) iniciou este mês com uma série de ações. 

Desde a última quinta-feira (1º), ao entrarem no órgão, os servidores se deparam com um mural no qual podem compartilhar mensagens motivadoras com o intuito oferecer apoio às pessoas que porventura estejam com sua saúde mental afetada.  PHOTO-2022-09-01-12-20-51.jpg
Chefe do Cerimonial da Casa e psicóloga por formação, Maria de Lourdes Cardoso pontuou a importância da adesão do TCE-SE. “É fundamental abrirmos espaço para discutir um problema preocupante e que ainda enfrenta muitos tabus em nossa sociedade. Promover o acolhimento em todos os ambientes é essencial para salvarmos vidas”, disse a colaboradora. 

Outra ação em andamento consiste na exibição de imagem sobre a Campanha na área de trabalho dos computadores do órgão. Já até o final do mês, está prevista ainda a realização de uma palestra destinada a todo o quadro de servidores.
PHOTO-2022-09-02-11-19-23.jpg

Com junção de esforços de entidades, órgãos governamentais, associações e profissionais da saúde, o Setembro Amarelo ganha mais força a cada ano, evitando novos casos ao redor do mundo. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 26 brasileiros tiram suas vidas por dia, um número que cresceu 30% nos últimos 25 anos. ​

Fonte: TCE-SE