TCE-SP homenageia Instituto Rui Barbosa pelos 40 anos de fundação

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Antonio Roque Citadini, durante o segundo dia de atividades da 11ª Semana Jurídica, às 14h, prestou homenagem, em nome da Corte de Contas paulista, ao Instituto Rui Barbosa, que completou este ano 40 anos de fundação. A cerimônia contou com a presença de diversos Conselheiros e membros de Tribunais de Contas de todo o país.

Durante a solenidade, estiveram presentes na mesa diretora dos trabalhos conduzida pelo Conselheiro Sidney Beraldo; o Presidente do IRB, Conselheiro Severiano Costandrade; o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do do Brasil (Atricon) e Corregedor do TCE-MT Conselheiro Antonio Joaquim; o  Presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon)e Vice-Presidente do TCM-BA Conselheiro Francisco Netto; o Conselheiro-Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Edson Simões; e o economista Raul Velloso, que proferiu palestra após a cerimônia.

O Presidente Roque Citadini, que já presidiu o instituto, destacou a importante missão do IRB na capacitação de recursos humanos no estudo, pesquisa e investigação da organização e procedimentos de controles – externo e interno -, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas do Brasil.

Em sua fala, o Presidente do IRB, Conselheiro Severiano Costandrade destacou o papel do instituto que é o de trabalhar em consonância com os demais Tribunais de Contas de modo a aprimorar as atividades exercidas. A entidade, associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates, também colabora na organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno das cortes de contas .

Segundo Costandrade, a próxima ação em celebracão aos 40 anos do IRB será realizada no início de setembro em Fortaleza (CE), quando haverá o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sistema virtual para oferecimento de cursos de capacitação na modalidade EaD para membros e técnicos dos Tribunais de Contas do Brasil.

O Instituto

O Instituto Rui Barbosa apóia e promove iniciativas que procuram favorecer novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas. Estimula a publicação de trabalhos, monografias, revistas e impressos em geral, relacionados aos seus objetivos. E vai além, ao reconhecer e premiar as boas práticas. Por meio de concursos sobre matéria de interesse dos Tribunais de Contas, oferece prêmios de incentivo como estágios, treinamento ou frequência em cursos no país ou exterior.

Como forma de incentivo também divulga os trabalhos apresentados nos seminários, simpósios, encontros e reuniões que realiza ou participa. Ainda é papel do IRB manter intercâmbio com especialistas nas matérias de interesse das Cortes de Contas e celebrar convênios com instituições nacionais e estrangeiras, inclusive as universitárias. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.irbcontas.org.br.

Leave a Reply