TCE-TO comemora jubileu de prata em sessão solene

O Tribunal de Contas do Tocantins completou 25 anos de criação nesta quinta-feira, 23. Na mesma data, em 1989, foi sancionada a Lei n° 001/89, que, entre outras determinações, criou o TCE/TO. A ocasião foi celebrada durante uma sessão solene realizada no auditório do Tribunal, que contou com a presença de diversas autoridades, membros e servidores do Tribunal.

Durante o evento, aconteceu o lançamento da programação em comemoração ao jubileu de prata, que irá se estender durante todo o ano, do selo e do carimbo comemorativos e, ainda, homenagens a três personalidades que se destacaram pelos trabalhos prestados ao Tocantins e ao TCE.

No inicio da solenidade, foi exibido um documentário que conta a história e a evolução do Tribunal durante seus 25 anos de existência, com relatos de momentos que marcaram o inicio dos trabalhos no TCE/TO, feito por membros e servidores do órgão. “A história do Tribunal se confunde com a história do Tocantins. Estamos convencidos da nossa contribuição efetiva para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, para atingirmos os indicadores sociais mais aceitáveis, e fazer com que seus benefícios cheguem aos mais longínquos rincões desse Estado”, ressaltou o presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes.

O vice-governador João Oliveira também parabenizou o TCE/TO: “O Tribunal de Contas do Tocantins, honrando o Tocantins desde a criação, hoje completa seus 25 anos, crescendo, desenvolvendo e capacitando os gestores. Parabéns a todos os membros e servidores”, destacou ele.

Lançamento do selo e carimbo  

Na oportunidade, foram lançados o selo e o carimbo comemorativos. O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, paisagens de lugares turísticos do Tocantins. A segunda parte é composta pela logomarca dos 25 anos do TCE. O selo será utilizado nas correspondências oficiais do Tribunal e circulará em todo o Brasil e no exterior.

O carimbo também reproduz a logomarca dos 25 anos e traz inscrita a data do evento. Nos próximos 30 dias, ele será utilizado nas correspondências despachadas pelas agências dos Correios de Palmas. Depois passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

Homenagens

As homenagens feitas durante cerimônia foram aprovadas por meio das resoluções n° 822/2013 e n° 882/2013. O contador Antônio Gomes Pereira (in memorian) foi homenageado pelo TCE/TO e pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC. As placas foram entregues ao procurador de justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, e Renan de Arimatéa Pereira, chefe da Casa Civil, filhos do contador.

A servidora Mary Sônia Matos Valadares recebeu homenagens do TCE/TO e da OAB, entregues pelas conselheiras Leide Mota e Doris de Miranda Coutinho e pala procuradora-geral de contas Litza Leão Gonçalves e pelo vice-presidente da Ordem, Rubens Dário Lima Câmara, respectivamente. A servidora agradeceu e parabenizou o Tribunal. Ela também ressaltou os anos que trabalhou no Órgão. “Me sinto honrada em pertencer ao quadro de funcionários do Tribunal. Esse dia ficará para sempre guardado em minha memória”, completou.

Durante a solenidade, foi feito um minuto de silêncio em memória de Francisco de Assis Brandão, que faleceu nesta quarta-feira, dia 22. Ele receberia homenagens do TCE/TO, da OAB e do CRC. As placas serão entregues aos familiares em sessão plenária que ainda será agendada oportunamente.

Presenças

Além dos servidores e membros do Tribunal, também estiveram presentes na cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o subprocurador-geral de justiça, José Maria da Silva Júnior, o defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim e o bispo diocesano de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo.

Ao final da cerimônia, todos cantaram parabéns ao Tribunal.

Leave a Reply