TCE-TO recebe "Declaração da Garantia de Qualidade” da Atricon

IMG_0823“De vanguarda e referência no país quando o assunto é Controle Externo”, assim definiu o conselheiro Moisés Maciel (TCE/MT) sobre o trabalho executado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). A declaração foi feita nesta sexta-feira, 23, após conclusão da avaliação do Marco de Medição de Desenvolvimento – Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD/QATC), realizada entre os dias 21 a 23, por comissão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

No momento, o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, recebeu a “Declaração da Garantia de Qualidade” da Atricon. O documento foi entregue pela comissão da ATRICON formada pelo conselheiro Antônio Gilberto de Oliveira Jales (TCE/RN), conselheiro Moisés Maciel (TCE/MT), conselheira substituta Milene Cunha do (TCE/PA) e as auditoras Kariana Ramos Travaglia (TCE/ES) e Cláudia Stanciolli (TCE/ES).

De acordo com a declaração, a aplicação do MMD/QATC no TCE/TO foi aderente aos parâmetros adotados pela Atricon.

Nos trabalhos de campo no TCE/TO definiu-se a seguinte amostra:

– Composição, organização e funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil

-Planejamento estratégico

-Código de ética para membros e servidores

-Gestão de tecnologias da Informação

-Escolas de Contas

-Fundamentos da auditoria operacional

-Resultados da auditoria operacional

-Auditoria Financeira

Comunicação com a mídia, cidadãos e organizações da sociedade civil

A comissão, durante o período da tarde, conheceu o Memoria do TCE/TO e, logo após, o Ministério Público de Contas, onde foram recebidos pela procuradora de Contas, Litza Leão Gonçalves


MMD/QATC

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins aplicou o Marco de Medição de Desenvolvimento dos TCs (MMD-TC) e foi avaliada pela comissão designada pela Portaria 695/2015, coordenada por Diomar Carneiro Mourão e composta pelos servidores Denis Luciano Pereira, Dilce Moura Stakoviak, Fernanda Almeida Correia e Márcia Cristina Gonçalves. O Controle de Qualidade foi realizada pelo conselheiro André Luiz de Matos, conselheiro substituto Moisés Vieira Labre e o servidor Roger Tolentino.