TCEduc expande ações educacionais e conta com nova parceria nas capacitações

O programa de capacitação continuada TCEduc iniciará suas atividades de 2020 no mês de março. As primeiras ações itinerantes do ano acontecerão em Mombaça e Redenção, nos dias 31 de março e 2 de abril, com programação voltada para o último ano de mandato e transição governamental.

As visitas realizadas pelo TCE Ceará, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), tem como finalidade promover ações educacionais voltadas ao aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos gestores e servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo.

Uma das novidades para a temporada 2020 do programa é a parceria firmada com a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), durante encontro realizado nesta quinta-feira (13/2), na sede do IPC. A reunião foi coordenada pela diretora executiva do Instituto, Hilária Barreto, e pelo assessor administrativo da Presidência do TCE, Juraci Muniz.

Segundo o presidente da UVC, Guto Mota, “o TCEduc vem fazendo um trabalho importante, oferecendo capacitações para os vereadores, presidentes de câmaras e os gestores da administração pública. O trabalho em conjunto com a UVC reforçará ainda mais essas qualificações”. A UVC levará palestras voltadas para as eleições municipais.

Este ano, o TCEduc realizará ações educacionais com abordagens práticas e interativas, promovendo a troca de conhecimento e enfocando temas que contemplam as principais orientações voltadas para a transição de governo, principalmente, quanto às vedações impostas pela legislação pertinente, e aspectos relevantes a serem observados em áreas sensíveis da administração pública no último ano de mandato no executivo e legislativo municipal. As ações serão divididas em: TCEduc Interior, TCEduc Seminários, e TCEduc na Academia.

No TCEduc Interior, serão realizadas cinco ações educacionais simultâneas dentre cursos presenciais e, ainda, palestras em instituições de ensino, a fim de atender ao público estudantil das escolas municipais, estaduais e de ensino superior. O TCEduc Seminários, representa a realização de capacitações presenciais na sede do TCE Ceará, com temas relacionados ao objetivo do Programa. Já o TCEduc na Academia visa favorecer o processo de comunicação e intercâmbio de experiências entre o Tribunal e as Instituições de Ensino Superior (IES).

Em 2019, o TCEduc levou ações educacionais a 100% do território cearense, contemplando os 184 municípios, com a participação presencial de 19.979 participantes. Em 2018, o programa envolveu mais de 8 mil participantes.

Cronograma

Confira as datas das atividades em cada modalidade do TCEduc e as ações itinerantes no interior do Estado por cidades-sede:

– TCEduc Interior: março a junho de 2020;
– TCEduc Seminários: fevereiro, agosto, setembro e novembro;
– TCEduc na Academia: agosto, setembro e novembro.

TCEduc Interior

Mombaça
31 de março

Redenção 
2 de abril

Crato 
28 de abril

Nova Russas 
30 de abril

Massapê
19 de maio

Acaraú 
21 de maio

Tabuleiro do Norte 
16 de junho

Aracati 
18 de junho

Fortaleza 
30 de junho

 

 

Acesse o link: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4001-tceduc-expande-acoes-educacionais-e-conta-com-nova-parceria-nas-capacitacoes