O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e a PUC Minas firmaram uma parceria para a realização do projeto “Tecnologia para Acessibilidade aos Bens Culturais: audiodescrição da Casa dos Contos do Estado de Minas Gerais”. O objetivo do projeto é promover a acessibilidade do acervo da Casa dos Contos pelos deficientes visuais, por meio do recurso da audiodescrição. Em reunião, na sexta-feira (15/03/2019), a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, a assessora administrativa Fabrícia de Oliveira e a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial do TCEMG, Renata Péret Motta, além das professoras da PUC Minas, Carla Santiago e Denise Novaes, discutiram o cronograma e definiram as ações do projeto, que será realizado durante este ano.
A exposição Casa dos Contos foi lançada no TCEMG em 2015, durante inauguração do “Memorial Conselheiro Eduardo Carone”. Ela foi idealizada a partir da exposição homônima do Tribunal de Contas da União (TCU), que tem por curador o auditor federal do TCU, Anselmo Loschi Bessa. A narrativa histórica da exposição mostra as instituições antecedentes à criação do Tribunal de Contas no Brasil, órgão que assegura a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.
“Essa interação entre o TCEMG e a PUC Minas é benéfica para todos. O projeto irá contribuir de forma eficaz na inclusão cultural de pessoas com deficiência visual, aproximando ainda mais o tribunal com toda a sociedade. Com a audiodescrição, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da Casa do Contos, exposição permanente mantida na sede do TCEMG”, ressaltou Naila.
Já a professora Carla Ferreti Santiago, do Instituto de Ciência Humanas da PUC Minas, destacou aspectos importantes do projeto. “Ele permitirá aplicar a tecnologia da audiodescrição de cenários em espaços de memória, fazendo roteiros e relatos de objetos e panoramas. Para isso, dentre outras ações, faremos pesquisas históricas e em campo, com os alunos do curso de História da universidade, para definirmos elementos que comporão qualitativamente a audiodescrição”. Dentre as atividades, estão incluídas visitas dos alunos da PUC Minas à Casa dos Contos do TCEMG.
De acordo com o cronograma estabelecido, o relatório final e o projeto de audiodescrição da Casa dos Contos do TCEMG serão apresentados em dezembro deste ano.
Diretoria de Comunicação Social do TCEMG