TCE-SP terá ferramenta própria de Inteligência Artificial

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lança hoje um mecanismo de Inteligência Artificial voltado para o aprimoramento do Controle Externo. Baseada na mesma tecnologia do ChatGPT, que fornece soluções em texto para diferentes solicitações, a ANIA (Assistente Natural com Inteligência Artificial) foi criada para agilizar a análise de documentos em formato PDF, o que dará mais velocidade ao trabalho de auditoria.

Com habilidades avançadas de processamento, a assistente virtual é capaz de responder a perguntas específicas sobre o conteúdo dos arquivos, elaborar resumos e até mesmo categorizar documentos por tópicos. A ferramenta foi apresentada hoje, durante palestra realizada por Fábio Xavier, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal.

“Dando mais rapidez às várias etapas do trabalho de fiscalização, os funcionários poderão alcançar novos patamares de produtividade, aumentando a eficiência do Controle Externo. Esse é o nosso objetivo ao investir constantemente em tecnologia”, afirmou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

“Os servidores terão agora uma valiosa aliada para a redação de pareceres e para tarefas que envolvam a interpretação de informações complexas. Isso nos dará mais agilidade, sem que a segurança dos dados seja comprometida”, explicou Xavier. 

Com uma interface simples, a ANIA permite que os usuários trabalhem de forma natural e intuitiva. A ferramenta também é capaz de aprender com o uso contínuo e a interação com os usuários, aprimorando respostas e fornecendo resultados cada vez mais precisos. 

“Essa facilidade de aprendizado garante que a assistente se adapte às necessidades específicas do TCESP, auxiliando na otimização dos fluxos de trabalho e na tomada de decisões embasadas em dados confiáveis”, completou o Diretor do DTI.

Para mais informações, acesse ania.tce.sp.gov.br

Fonte: TCE-SP