Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará auxilia TCE na implantação da Ouvidoria

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) recebeu a visita do conselheiro substituto Itacir Todero, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), além de outros integrantes da instituição. Eles foram conhecer a estrutura e funcionamento da Ouvidoria do TCM, vez que o TCE iniciou o processo de estruturação de mecanismo idêntico para interagir com a população.

Na ocasião foram apresentadas as ferramentas utilizadas pela ouvidoria do TCM, como o tridígito 162 e o Sistema de Atendimento ao Cidadão – SAC, canais que aproximam a sociedade da instituição, desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia – DITEC da Corte que cuida do controle externo no âmbito dos municípios cearenses.
Durante a reunião, a Ouvidora do TCM, Telma Escóssio, disse que as ouvidorias “têm obrigação com a transparência” e que “devem se empenhar em compreender o cidadão, tendo a sensibilidade para ouvir o silêncio, principalmente o silêncio”.
Itacir Todero, Ouvidor do TCE, explicou que entender como funciona essa ferramenta é importante para adaptar o sistema às necessidades do TCE e destacou, ainda, que o TCM tem muito conhecimento nessa área, o que irá contribuir para o desenvolvimento da ouvidoria no Tribunal que monitora as contas dos órgãos públicos estaduais.  “Para o TCE é muito importante vir aqui conhecer o funcionamento desse canal que o TCM abriu e ver como pode ser adaptado aos órgãos fiscalizados pelo TCE, ou pelo próprio TCE. Diria que o TCE tem muito a aprender com o TCM no campo da ouvidoria e estamos aqui exatamente para isso”, ressaltou.
No TCM esse instrumento de diálogo entre o cidadão e a instituição já existe há três anos, e no primeiro semestre de 2014 recebeu um total de 2.893 manifestações, sendo 1.947 por email, 824 através de contatos telefônicos, 97 presenciais, 10 por correspondências e 15 processos.
Foto: Bento Neto (TCM-CE)