TCM do Ceará expõe suas ações em Controle Social, em Natal (RN)

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) levou sua experiência em controle social, envolvendo diferentes aspectos de abordagem e disseminação de conhecimento, para expor aos participantes reunidos durante dois dias, em Natal, no 8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp), cujo foco foi centralizado no tema “A Gestão Pública no Nordeste: conquistas recentes e desafios para o futuro”. O evento foi planejado com o objetivo de gerar informações atualizadas na área de administração pública, com a indicação de práticas bem sucedidas.

A convite da organização, o diretor geral do TCM-CE, Juraci Muniz Júnior, fez palestra sob o título “Apoiando o Controle Social”, na qual foram relatadas as atividades que têm sido desenvolvidas na área pela instituição cearense. Na ocasião, falou dos aspectos práticos de como vem acontecendo a interlocução com a sociedade cearense, promovendo iniciativas que priorizam a participação e a cidadania, o incentivo ao controle social e a promoção da transparência com base na abertura dos dados oficiais dos municípios no âmbito do Ceará. “Compartilhamos diversas ações realizadas pelo TCM-CE, muitas delas premiadas e expostas em eventos técnicos de caráter regional e nacional”, disse o diretor.

O TCM-CE tem sido alvo de interesse de outros órgãos de controle externo e de gestão pública em razão das constantes inovações que vem desenvolvendo e aprimorando nos últimos anos. “Esse tipo de atividade”, informou Juraci Muniz, “representa compromisso assumido pelas políticas operacionais da administração Francisco Aguiar, no sentido de estimular a participar dos fatos relacionados a temas que dizem respeito aos municípios”.

A realização do congresso recebeu o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN),  Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos e da Escola de Governo do Rio Grande do Norte.

Fonte: Ascom TCM-CE / Fotos: Moraes Neto