TCM-CE faz pesquisa sobre governança de Tecnologia nos municípios

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) está realizando levantamento junto aos 184 municípios cearenses para identificar a utilização dos recursos de tecnologia da informação (TI) nas administrações municipais. Foi enviado ofício circular às prefeituras para divulgar e orientar acerca da aplicação da pesquisa, que acontecerá de forma eletrônica.

Para traçar um painel do uso de ferramentas tecnológicas nas administrações municipais, a Corte de Contas buscará identificar as fragilidades e necessidades, principalmente sobre os aspectos da governança, segurança e aquisições de bens e serviços de TI.

O questionário deverá ser respondido pelo gestor do setor de informática das prefeituras através da página www.tcm.ce.gov.br/pesquisaweb, com o prazo máximo de 15 dias para envio das informações, contados a partir do recebimento do ofício.

Para esclarecimento de dúvidas em relação ao preenchimento, o TCM disponibilizou o e-mail auditoriadeti@tcm.ce.gov.br.

A sondagem tem cunho preventivo e orientativo. Ao responderem o questionário, os gestores estarão contribuindo para a elaboração de um diagnóstico que retratará a situação da tecnologia da informação em cada município cearense.

Através dos dados obtidos será possível analisar os aspectos que integram os sistemas das instituições, e, com isso, permitir elaboração de plano para a melhoria da governança de TI nos municípios do Ceará.