TCM Ceará discute auditoria em reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE) participa nesta semana, em Brasília, de reunião promovida pela representação brasileira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião serão discutidas novas oportunidades de melhoria na realização de auditoria de recursos externos, definição do plano de capacitação e de apoio técnico aos órgãos que atuam nessa área, além da institucionalização da rede de cooperação entre agentes públicos de auditoria e destes com o BID.

O TCM-CE faz parte do grupo de organizações nacionais, especialmente aquelas voltadas para atividades de controle externo, habilitadas a realizar no Brasil o acompanhamento de projetos e programas financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Em setembro de 2012 uma missão do BID, depois de rigorosa análise sobre as condições estruturais, operacionais e de capacidade técnica, certificou o TCM/CE para a realização de auditoria contratualmente exigida em empreendimentos parcialmente financiados por essa agência de fomento junto aos municípios cearenses.

O presidente do TCM cearense, Francisco Aguiar (foto), analisa que essa nova missão do Tribunal ensejará “a utilização de conhecimentos mais avançados em matéria de auditoria, levando-nos à incorporação definitiva de ferramentas com certificação internacional, o que será muito útil ao cumprimento de nossa missão institucional”.

O encontro também definirá iniciativas que permitam fortalecer a parceria entre os órgãos de auditoria e o BID, colocando na discussão representantes dos Tribunais de Contas de Estados, Distrito Federal e Municípios, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, além de enviados do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM).

Leave a Reply