TCM-CE incorpora técnicas do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar (a esquerda)

O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento está realizando em Fortaleza, de hoje (6) até esta sexta-feira (10), um Curso de Capacitação sobre Normas de Auditoria e Papéis de Trabalho, que  tem como instrutor o consultor José Geraldo Pelegrini de Melo. As aulas acontecem na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) com a participação de 30 dos seus servidores.

Em setembro do ano passado uma missão do BID, depois de rigorosa análise sobre as condições estruturais, operacionais e de capacidade técnica, concluíra que a Corte já poderia usufruir do status de credenciado para realizar serviços de auditoria contratualmente exigidos nos programas e projetos parcialmente financiados por aquela agência de fomento junto aos municípios cearenses. O evento programado faz parte de ações acessórias ao credenciamento, destinada a ampliar os conhecimentos dos profissionais envolvidos.

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, considera que essa atualização agendada pelo BID “permitirá que o Tribunal amplie consideravelmente o leque de suas responsabilidades no acompanhamento das ações desenvolvidas pelos municipios, sejam elas financiadas ou não pelo banco”.

“Na verdade”, diz o dirigente, “ vamos incorporar experiências técnicas da melhor qualidade, pois a diversificação das nossas atividades de fiscalização e principalmente orientação, necessita estar cada vez mais ancorada na modernização dos métodos, como é o caso das auditorias operacionais que estamos iniciando para determinar que tipo de respostas as políticas públicas estão oferecendo de retorno aos cidadãos no âmbito das Prefeituras”.

Leave a Reply