TCM-GO: Projeto multiplicação compartilha conhecimento sobre a governança pública

Com o objetivo de apresentar conceitos de governança para a melhoria da qualidade da gestão dos recursos públicos, o TCM GO realizou, no último dia 16.06, na Escola de Contas do Tribunal, a palestra “Diálogo Público – para a melhoria da governança pública”. O evento faz parte de mais uma edição do Projeto Multiplicação, que incentiva os servidores a repassarem informações adquiridas em cursos, palestras, seminários, congressos ou eventos que possam ampliar o conhecimento dos demais membros desta Corte de Contas.
A palestra foi ministrada pelo Conselheiro Substituto Irany de Carvalho Júnior que participou do evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 10.06, em Brasília, cujo tema foi “Diálogo Público: Sistemas de Avaliação e Aperfeiçoamento da Governança Pública”.
O Conselheiro Substituto, ao compartilhar o conhecimento, discorreu sobre a evolução do conceito de governança, no âmbito internacional e nacional nos últimos 30 anos, tanto na iniciativa privada, quanto pública. Irany explicou que governança pública é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. “Saliento que as funções de avaliação, monitoramento e direção são de grande relevância para a governança pública, na medida em que contribuem para apoiar e orientar os gestores na missão de entregar resultados efetivos em prol da sociedade”, comentou o Conselheiro Substituto.
Irany Júnior citou o Referencial Básico de Governança do TCU que exorta para importância de a sociedade “exercer seu papel de principal interessada nos resultados do Estado, e demandar dele novas estruturas de governança que possibilitem a ela o desempenho de funções de avaliação, direcionamento e monitoramento de ações”.
Acesse o Referencial Básico de Governança do TCU no sítio do Tribunal de Contas da União.

Leave a Reply