TCM-PA: Cezar Colares toma posse e pede trabalho conjunto

PosseGIF_TCM-PAO Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará tem novo Presidente. É o conselheiro Cezar Colares, que tomou posse na manhã desta quinta-feira 15, em Sessão Solene no Plenário da Corte de Contas, em Belém. Tomaram posse também os conselheiros Sérgio Leão, no cargo de Vice-presidente, e Daniel Lavareda, no cargo de Corregedor, compondo a nova mesa diretora, que dirigirá o TCM-PA no biênio 2015/2016. Em seguida à posse dos novos dirigentes do Tribunal, assumiu como a primeira Ouvidora do órgão a conselheira Mara Lúcia, que foi Vice-presidente no período de 2011 a 2014.

A posse do novo presidente do TCM-PA foi na presença das principais autoridades do Estado do Pará, comparecendo em número expressivo, bem como diante da maioria dos servidores da instituição. Compondo a mesa estavam o governador em exercício José da Cruz Marinho, o presidente da Assembléia Legislativa do Pará deputado estadual Márcio Miranda, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará desembargadora Luzia Nadja Nascimento, a representante do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará procuradora Regina Cunha, o senador da república do Brasil Flexa Ribeiro, o procurador-chefe do Ministério Público Estadual Marco Antônio das Neves, o prefeito da cidade de Belém Zenaldo Coutinho, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará Cipriano Sabino.

Em seu discurso, o conselheiro-presidente Cezar Colares destacou a necessidade da colaboração de todos para o cumprimento da missão que lhe foi confiada. “Honra, gratidão, responsabilidade e desafio são palavras que podem representar bem esse momento. Trabalhar pela boa aplicação de recursos públicos é um problema de todos, e isso se alcança com a parceria conjunta entre as instituições que tem a ver com tudo o que fazemos. Juntos haveremos de contribuir para o desenvolvimento do Estado do Pará”, ressaltou.

Em relação às atividades de controle externo, enfrentará o desafio de potencializar a orientação, principalmente, a fiscalização, e combater o desvio de recursos públicos. Entre as medidas que vai adotar, o presidente Cezar Colares irá implantar a Escola de Contas dos Municípios do Estado do Pará; ampliar a parceria com a Universidade Federal do Pará e outros órgãos públicos; otimizar a análise totalmente eletrônica, entre outras. “Que todos sintam-se desafiados a cumprir a missão constitucional determinada ao Tribunal”, finalizou.

O conselheiro José Carlos Araújo, que deixava o cargo de presidente, foi quem abriu a solenidade de posse. Aproveitou a ocasião para prestar contas de sua gestão, enumerar as conquistas e agradecer a todos o apoio durante o tempo que esteve à frente do TCM-PA. Concluiu sua fala com os votos de desejo de sucesso à nova mesa diretora eleita.